Cantares ao Menino revivida em São Francisco

"Iniciativa para a preservação do que são as nossas tradições"

A tradição dos cantares ao Menino Jesus foi revivida a 6 de Janeiro, dia de Reis, na freguesia de São Francisco, em Alcochete, no âmbito do encontro promovido pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Francisco” no salão da Junta de Freguesia. Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, referiu que este encontro tem “uma fulcral importância para a preservação do que são as nossas tradições”. “Esta iniciativa faz todo o sentido no nosso concelho. A preservação dos nossos costumes, das nossas tradições, o mantermos aquilo que é de facto a nossa identidade é algo que não podemos, jamais, em tempo algum, perder”, salientou o autarca.
São Francisco recupera antiga tradição do concelho 

A abertura do encontro dos “Cantares das Janeiras e dos Reis” contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, da vice-presidente, Maria de Fátima Soares, do presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, João dos Santos, e do dirigente do rancho organizador do evento, Leonel Oliveira.
Este dirigente associativo destacou que “Os Camponeses de São Francisco” são o mais antigo rancho folclórico do distrito de Setúbal e o primeiro a organizar este tipo de encontros e lamentou que as condições meteorológicas não permitissem cantar as Janeiras em redor da fogueira.
O presidente da Câmara cumprimentou os grupos participantes no encontro, nomeadamente o Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Francisco” e o Grupo de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e endereçou um especial cumprimento ao Grupo Coral Feminino Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas que “se deslocou de tão longe até ao concelho de Alcochete”.
Na sessão de abertura, durante a qual foram entregues lembranças aos participantes no encontro e aos autarcas, o presidente da Junta de São Francisco, João dos Santos, destacou a organização das festividades de Natal na Freguesia, que duraram um mês e incluíram a festa nas escolas e a feira de Natal ao ar livre e que culminaram com este encontro e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos, nomeadamente a Luís André, à Comissão de Festas de São Francisco e ao Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Francisco”, bem como à Câmara Municipal “pela disponibilidade e eficiente apoio logístico”.
O Encontro de Cantares ao Menino contou com a participação do Grupo Coral da Universidade Sénior de São Francisco, do Grupo Coral da Universidade Sénior do Alto Estanqueiro (Montijo), do Grupo Coral Feminino Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, do Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e do Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Francisco”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários