Montijo já tem Posto de Observação de Aves

Um projeto de cidadania cultural e ambiental no Saldanha  

O Projeto VEM – Valorização dos Ecossistemas do Montijo inaugurou, oficialmente, o seu Posto de Observação de Aves, no passado dia 8 de Dezembro.  Cerca de três dezenas de pessoas não perderam o evento, que teve como momento de destaque a devolução à natureza de duas águias de asa redonda, através do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto.
Projeto visa aproximar pessoas do contato com a Natureza 


Desde a primeira hora que a Câmara do Montijo é parceira do VEM e, também por isso, o presidente da câmara, Nuno Canta, esteve presente no evento de inauguração do Observatório de Aves, deixando palavras de incentivo aos dinamizadores do projeto, que classificou como um “verdadeiro projeto de cidadania com componentes culturais, de tradição e de ambiente. Desejo que seja um projeto que se possa consolidar e se torne num exemplo na nossa região”, sublinha o autarca.
Localizado no sapal frente à Quinta do Saldanha, o Observatório de Aves é uma estrutura em madeira adequada para a observação de aves, para que as pessoas possam livremente usufruir e observar a avifauna que existe na zona ribeirinha do Estuário do Rio Tejo, no Montijo.
O projeto VEM é dinamizado por um movimento de cidadãos com o objetivo de "promover e valorizar o património natural do concelho do Montijo, através da organização de atividades de educação e sensibilização ambiental que procuram aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade do concelho, promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora e consciencializar a comunidade para a preservação dos ecossistemas no território do Montijo", explicam os mentores do projeto.
Este projeto resultou da ideia Birdwatching, uma das ideias vencedoras da 3.ª edição do Concurso de Ideias para Jovens – Mundar: Muda o teu Mundo, promovido pelo Programa Escolhas, Fundação Calouste Gulbenkian e Torke + CC.

Agência de Notícias com Câmara de Montijo

Comentários