Projeto “Voluntários da Leitura” continua na Moita

Câmara celebra protocolo com Universidade Nova de Lisboa

A Câmara da Moita assinou, em Outubro, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, um protocolo com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para continuar a desenvolver o Projeto “Voluntários de Leitura” no concelho. "Este projeto, que teve início em 2013 nas escolas do concelho da Moita, motivado e apoiado pela Câmara Municipal, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, visa desenvolver a literacia e o gosto pela leitura", explica a Câmara da Moita em nota enviada à Agência de Notícias. 
Câmara da Moita incentiva a leitura em público 

Coordenado pela escritora Isabel Alçada, o projeto “Voluntários da Leitura” é destinado às Bibliotecas Municipais e às Bibliotecas Escolares e reúne voluntários que queiram participar, indo ler à Escola mais próxima da sua residência e incentivar a leitura junto dos mais jovens, com a participação de elementos da comunidade: pais, professores, associações e outros.
Este projeto "visa ainda promover o diálogo intergeracional e a partilha de recursos, desenvolvendo hábitos e práticas não só nas crianças, mas também junto dos adultos que gostam de ler. Envolver de forma participativa os vários agentes da sociedade, desenvolver o papel social da biblioteca, valorizando aqueles que de alguma forma se sentem excluídos, habilitando-os de competências necessárias ao exercício de uma cidadania ativa são os principais propósitos desta iniciativa", explica a autarquia.
Note-se que, em Janeiro de 2016, o projeto começou a ser desenvolvido em lares de idosos, com a designação “Está na hora da leitura!”.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários