Obras do Castelo de Palmela com financiamento garantido

"Obras visam melhorar a valorização patrimonial do espaço" 

A candidatura a fundos comunitários “Castelos e Fortalezas da Arrábida – Castelo de Palmela”, prevista na acção “Prarrábida”, que integra o conjunto de projectos intermunicipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal, foi aprovada no passado dia 30, anunciou a Câmara de Palmela. Trata-se de investimento de cerca de 300 mil euros vai ser cofinanciada a 50 porcento pelo FEDER. As "obras visam melhorar a valorização patrimonial do espaço, no que toca à acessibilidade para públicos com mobilidade reduzida". 
Obras vão melhorar espaços do castelo de Palmela 

A operação representa “um investimento de cerca de 300 mil euros, cofinanciado em 50 por cento pelo FEDER”, e visa “a requalificação e a valorização patrimonial do Castelo de Palmela no que respeita à acessibilidade para públicos com mobilidade reduzida, através da abolição de barreiras, numa lógica de igualdade de oportunidades”, indica a autarquia de Palmela.
Tendo em vista a valorização do edificado e do espaço público e qualificação do património, a intervenção “irá contribuir para uma ligação harmoniosa de todo o monumento, da Igreja de Santiago à Praça de Armas, melhorando as condições de promoção de eventos e a fruição turística”. As obras, especifica a edilidade, irão incidir “ao nível do estacionamento, dos pavimentos e dos obstáculos que impedem o acesso a espaços interiores e exteriores, às áreas musealizadas e de descanso”.
A acção “CAFA – Castelo de Palmela” está inscrita no Pacto de Desenvolvimento de Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido candidatada ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (Lisboa2020), no quadro do Eixo 4 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, através da Prioridade de Investimento 6.3. Conservação, protecção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.
O Prarrábida, recorde-se, é o Plano de Acção para a Conservação, Valorização e Promoção do Património Histórico, Cultural da Arrábida, que integra o conjunto de projetos intermunicipais que unem Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários