Saúde olha pelo coração em Setúbal

Cuidar do Coração no Mercado do Livramento 

Rastreios e informações sobre fatores de risco e hábitos saudáveis integraram uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial do Coração, realizada na manhã de dia 29 de Setembro, no Mercado do Livramento, em Setúbal, com mais de centena e meia de atendimentos. A iniciativa, promovida pela Câmara de Setúbal em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade – ACES Arrábida e com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, teve como mote o lema “Cuide do seu Coração” e despertou a atenção dos setubalenses.

Ao longo da manhã, os utentes que aderiram à ação dinamizada no âmbito do projeto municipal Setúbal Saudável realizaram, em poucos minutos, com os profissionais de saúde, um check up gratuito à condição cardiovascular, rastreios feitos a perto de uma centena de pessoas que incluiu avaliações ao risco de diabetes, obesidade e colesterol.
Medições da tensão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, peso e altura fizeram parte do circuito de prevenção de doenças cardiovasculares, ação que contou com a participação de quatro enfermeiras e que recebeu doentes cardíacos e pessoas em risco e saudáveis.
Mais do que rastreios, a iniciativa serviu para transmitir informações sobre os diversos fatores e comportamentos de risco das doenças cardiovasculares e para fomentar a adoção de comportamentos saudáveis, nomeadamente ao nível da alimentação e da prática desportiva.
A realização de pequenas refeições, no mínimo cinco vezes ao dia, com vegetais, legumes e fruta e a ingestão de água ao longo do dia são algumas das recomendações alimentares, enquanto ao nível da prática desportiva é aconselhado trinta minutos diários de atividade física moderada.
Além desta iniciativa, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de Setembro, o projeto Setúbal Saudável dinamizou no dia 26, igualmente no Mercado do Livramento, uma ação de sensibilização e de promoção de hábitos saudáveis semelhante, neste caso por ocasião do Dia Europeu do Ex-Fumador.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários