Já começou a Quinzena da Educação na Moita

Regresso às aulas é assinalado em festa no concelho 

No mês de Outubro, o regresso às aulas é assinalado em festa no concelho da Moita. Até dia 20 deste mês, a Câmara dá as boas vindas ao novo ano letivo, com atividades para toda a comunidade educativa, e promove a divulgação dos recursos educativos disponibilizados pelo município. Todos os alunos que iniciam o seu percurso escolar no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas do concelho da Moita têm, anualmente, uma receção especial. Para assinalar este marco tão importante, a Câmara Municipal promove, este ano, o espetáculo “Muita tralha, pouca tralha”, com Catarina Requeijo, entre os dias 10 e 13 de Outubro, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira. "São várias as iniciativas preparadas para toda a comunidade educativa: alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente", explica a Câmara da Moita à Agência de Notícias, apelando à participação de todos. 
Comunidade educativa recebida com atividades na Moita 

Apesar das aulas já terem começado a meados de Setembro, a autarquia da Moita considera que "Outubro é o mês de consolidar este recomeço e de dar as boas-vindas à comunidade educativa do concelho".
Vivina Nunes, vereadora da Educação, lembra que no inicio deste ano lectivo "assinalamos a prossecução do regime de gratuitidade dos manuais, com a sua distribuição gratuita a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública". Para a autarca da Moita, a "generalização desta medida promotora da igualdade no acesso a todos os alunos do 1º ciclo é uma importante conquista , tratando-se de uma medida com grande alcance social e relevante impacto para as famílias".
Ao mesmo tempo, explica a titular da pasta da Educação da Moita, autarquia proporciona "lanches a todos os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico da rede pública, consagrando deste modo o reforço da ação social escolar como meio de combate às desigualdades sociais e promoção do máximo rendimento escolar a todos os alunos", sublinha Vivina Nunes.
Para além dessa dimensão social.a autarquia realça a "dimensão educativa e cultural da intervenção municipal em matéria de Educação,que se reflete mas propostas que definem a programação da Quinzena da Educação: uma programação diferenciada e gratuita que vai desde teatro de marionetas para os mais novos e uma ´viagem-espetáculo' para alunos que preparam a sua bagagem para o início simbólico da sua viagem escolar, até à exposição de trabalhos dos alunos do concelho".  
São vários os momentos de reflexão e formação marcados para esta Quinzena da Educação. No dia 13 de outubro, entre as 14 e as 15h30, decorre, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, o encontro “O Que Pode a Arte? O Que Pode o Conhecimento?”, com a formadora convidada Magda Henriques e dirigido às turmas de 3º ciclo e secundário do concelho As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail: cea@mail.cm-moita.pt.
Também para dia 13, das 17h30 às 20h30, está marcada a ação de formação para docentes de todos os níveis de ensino, com prioridade para as docentes do concelho, com o mesmo tema e a mesma formadora. As inscrições podem ser efetuadas através do Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita (T: 212 059 206 ou e-mail: cfbarreiromoita@gmail.com).
A 19 de outubro, e tendo como destinatários a comunidade educativa dos concelhos da Moita e Barreiro, acontece o IV Encontro de Oferta Formativa e Desenvolvimento Local, no âmbito da Rede para a Empregabilidade Barreiro Moita, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira.
Durante esta Quinzena da Educação, a Câmara da Moita apresentará duas edições, em iniciativas abertas ao público em geral: “Rimas da Liga dos Livros”, no âmbito do Projeto “Liga dos Livros”, a 14 de Outubro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, e a terceira edição de “Os Pequenos Poetas”, no dia 17 de Outubro, pelas 18h30, também na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.

Preparação da Feira de Projetos Educativos 2018
Está ainda prevista a reunião de lançamento da Feira de Projetos Educativos 2018, aberta à participação de toda a comunidade educativa, no dia 17 de Outubro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, e a reunião de abertura do ano letivo com as Associações de Pais e Encarregados de Educação, no mesmo dia, mas às 18 horas, também na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.
Para as turmas de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, haverá visitas, sujeitas a marcação prévia, no dia 18 de Outubro, entre as 10 e as 16h30 às instalações da Reserva Arqueológica do Município da Moita, a funcionar no espaço adjacente à Capela de S. Sebastião, na Moita.
Inscrições através do e-mail:div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt ou do telefone 210 817 048.

Agência de Notícias com Cãmara da Moita 

Comentários