Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Setúbal reforça estatuto de concelho de excelência

Gastronomia, turismo e planeamento urbano marcam concelho

A Câmara de Setúbal recebe no dia 7 de Setembro a bandeira “Cidades de Excelência – Nível II” pelas práticas inovadoras a nível nacional implementadas localmente nas áreas da regeneração urbana e do turismo. A bandeira, entregue ao município numa cerimónia a realizar às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, traduz o “reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação do ambiente urbano”, sublinha o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a entidade que atribui o galardão.
Setúbal recebe bandeira de cidade de excelência 

Os fundamentos desta distinção relacionam-se com “o grau de evolução” da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Setúbal e para Vila Nogueira de Azeitão quando a autarquia aderiu à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, em Julho de 2013.
A implementação de planos de ação para uma “Cidade ou Vila Turística”, na cidade de Setúbal, e para uma “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”, em Vila Nogueira de Azeitão, justifica a atribuição da bandeira “Cidades de Excelência – Nível II” por se estar na presença de “exemplos de excelência nas áreas do turismo e da regeneração urbana”.
O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade destaca, no que diz respeito ao eixo “Cidade ou Vila Turística”, a criação da marca “Setúbal Terra de Peixe” para a promoção turística do peixe e da gastronomia local, reforçando o posicionamento local no contexto gastronómico nacional.
Segundo o instituto, o município conseguiu dinamizar e valorizar a gastronomia de mar com medidas como a realização de festivais gastronómicos, recolha e valorização do receituário tradicional da região, abordagens criativas à conceção de pratos de peixe realizadas na Casa de Baía, em alguns estabelecimentos de restauração local e nos espaços públicos do município, e através da promoção de merchandising alusivo à marca.
A sinergia entre o peixe e o vinho da Península de Setúbal também foi conseguida pela presença do vinho da região nas ementas dos restaurantes locais, com especial enfoque nos pratos de peixe, bem como pela promoção de eventos enogastronómicos na Casa de Baía de Setúbal, em alguns estabelecimentos de restauração local e nos espaços públicos do município.
A valorização científica do peixe de Setúbal é outro importante objetivo alcançado, através da realização de seminários sobre culinária e o valor nutricional do peixe e sustentabilidade económica da atividade piscatória em Setúbal e da dinamização de workshops e ações de sensibilização para crianças dedicados à alimentação saudável.
O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade sublinha igualmente a valorização económica do peixe de Setúbal graças à certificação do pescado local e a promoção da imagem do produto com exposições de artes plásticas dedicadas ao peixe e à pesca, uma mostra de artefactos marítimos e piscatórios e um banco de informação e imagens sobre o peixe e a pesca.

“Atitude de planeamento urbano” em Azeitão 
No que diz respeito a Vila Nogueira, o instituto destaca a “atitude de planeamento urbano”, associada à Operação de Reabilitação Urbana e ao Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Azeitão.
No contexto desta estratégia, foram definidos os quatro eixos estratégicos Qualificação do Ambiente Urbano e Edificado, Revitalização Económica e Social, Valorização da Função Habitacional da Vila e Modelo de Governança, Gestão e Marketing Urbano, que visam a implementação de um conjunto de ações e medidas para qualificar o espaço público e o edificado.
Setúbal foi, em Agosto de 2013, o primeiro município português a ostentar a bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, em reconhecimento pelo trabalho sustentável de melhoria da qualidade de vida das populações desenvolvido no território, indo agora receber o galardão de nível II.
A Rede de Cidades e Vilas de Excelência foi criada com o objetivo de estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que se constituam como exemplos considerados excelentes de boas práticas urbanas para um desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável do território.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010