Sesimbra celebra dia do Pescador a 31 de Maio

Autarquia vai distinguir pescador mais antigo em atividade 

As comemorações do Dia do Pescador arrancam quarta-feira e prolongam-se até 4 de Junho. O descerramento de uma placa toponímica em homenagem ao Arrais Manuel Caminhão, na rua do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, marca o início, pelas 11 da manhã, das comemorações do Dia do Pescador, 31 de Maio, em Sesimbra. Paralelamente, decorre desde o passado fim de semana, prolongando-se também até 4 de Junho, a Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto. Esta iniciativa contou com a adesão de mais de 40 restaurantes do concelho. As várias formas de confeccionar esta espécie vão ser dadas a conhecer em aulas de culinária no Continente de Sesimbra e no Mercado Municipal da Quinta do Conde.
Dia do pescador é comemorado no último dia de Maio 

Após o descerramento da placa, na próxima quarta-feira, 31, terá também lugar “a cerimónia de entrega de distinções às embarcações que mais se evidenciaram no último ano e ao pescador mais antigo em actividade”, revela a autarquia. Neste mesmo dia será ainda apresentado “o Projecto de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial: Construção e Uso de Embarcações de Sesimbra – a Aiola e a Barca” e será lançado “o site do Museu Municipal de Sesimbra, na Sociedade Musical Sesimbrense”.
Este dia terminará com a colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Pescadores e visita à barca Amor ao Ofício.
“As comemorações estendem-se até 4 de Junho, dia em que será lançado o segundo volume da revista Akra Barbarion: Sesimbra, Cultura e Património, na Casa do Governador da Fortaleza de Santiago, e acontece a concentração e desfile de barcos na Baía de Sesimbra, em homenagem aos pescadores falecidos, organizado pelo pescador Eduardo Pinto, que recebeu recentemente a medalha de mérito municipal por desenvolver esta iniciativa há vários anos”, destaca a Câmara de Sesimbra.

Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto
Paralelamente, decorre desde o passado fim de semana, prolongando-se também até 4 de Junho, a Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto. Esta iniciativa contou com a adesão de mais de 40 restaurantes do concelho. As várias formas de confeccionar esta espécie vão ser dadas a conhecer em aulas de culinária no Continente de Sesimbra e no Mercado Municipal da Quinta do Conde.
"Valorizar este peixe e dinamizar a restauração local são os principais objetivos do evento", organizado pela Câmara de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
A pesca do Peixe-espada Preto é feita em Sesimbra há aproximadamente 35 anos, de forma artesanal e tradicional, utilizando a técnica do Palangre de profundidade. Esta é uma forma de pescar, altamente seletiva, pois é uma arte de pesca passiva, que utiliza uma “caçada” em corda e “pita” (fio de nylon) com anzóis e isco (sardinha ou cavala). Neste caso, quase todo o peixe que se captura é Peixe-espada Preto, pois sente-se atraído pelo isco, e na generalidade dos casos é adulto, com idade para procurar alimento.
Atualmente, esta pesca é feita por cerca de 300 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra. 
Os associados da ArtesanalPesca representam mais de 95 por cento das capturas desta espécie em Portugal Continental. Um número que transmite bem a importância desta espécie para a economia e gastronomia da região.

Programa
Até 4 JUN
Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto
Restaurantes aderentes
Org.: CM Sesimbra, JF Santiago, ArtesanalPesca, Docapesca, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal

31 MAI | qua
10h | Missa em Homenagem ao Pescador
Capela da Misericórdia, Sesimbra
11h | Descerramento de Placa Toponímica em Homenagem ao Arrais Manuel Caminhão
Rua do FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Sesimbra
14.30h | Distinção de Individualidades da Comunidade Piscatória Sesimbrense
Sociedade Musical Sesimbrense, Sesimbra
15.30h | Apresentação do projeto de salvaguarda do Património Cultural Imaterial: Construção e uso de embarcações de Sesimbra – A Aiola e a Barca
Sociedade Musical Sesimbrense, Sesimbra
16h | Lançamento do site do Museu Municipal de Sesimbra
Sociedade Musical Sesimbrense, Sesimbra
16.30h | Colocação de Coroa de Flores no Monumento aos Pescadores
Largo de Bombaldes, Sesimbra
16.45h | Visita à exposição de fotografia Olhares de Mar
Largo de Bombaldes, Sesimbra
Org.: Sesimbra Expressão Fotográfica Associação Apoio: CM Sesimbra
17h | Visita à barca Amor ao Ofício
Praia da Califórnia, Sesimbra

4 JUN | dom
15h | Lançamento do segundo volume da revista Akra Barbarion: Sesimbra Cultura e Património
Casa do Governador, Fortaleza de Santiago
16h | Homenagem aos Pescadores Falecidos Concentração e desfile de barcos
Baía de Sesimbra
Org.: Eduardo Pinto | Apoio: CM Sesimbra

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários