Lançada e São Francisco em festa até domingo

Camponeses de São Francisco e flores e gastronomia na Lançada fazem a festa 

São Francisco vai honrar as suas origens e tradições camponesas com a realização, entre os dias 1 e 4 de Junho, da 43ª edição das Festas de Confraternização Camponesa, que têm um grande significado para a população desta freguesia do concelho de Alcochete, na homenagem que fazem ao homem do campo.A componente musical assume grande destaque nas festividades, nomeadamente com as atuações de Chave d’Ouro, Jaimão, Lucy Teixeira e com os bailes populares. Na Lançada, no concelho do Montijo, realiza-se, também de 1 a 4 de Junho, a 3.ª edição da Festa da Gastronomia e da Flor, com a apresentação de vários produtos típicos, muita animação artística e um pic nic no último dia do evento.Rosinha e a banda Sons do Minho são, entre outros, alguns dos nomes artísticos que fazem parte da programação do certame, que conta com a presença de 14 tasquinhas. 
Aldeia de São Francisco inaugura festividades de verão na região

As Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco preservam até aos nossos dias as origens rurais da freguesia de São Francisco, mantidas ao longo dos tempos pela perseverança de um povo em manter as suas tradições.
Nos primeiros dias de Junho, São Francisco, no concelho de Alcochete, está em festa! São as tradicionais Festas de Confraternização Camponesa que enaltecem a identidade de uma população através de momentos festivos ricos em alegria e devoção. "As festas preservam até aos nossos dias as origens rurais da freguesia de São Francisco, mantidas ao longo dos tempos pela perseverança de um povo em manter as suas tradições", explica a organização do certame que começou à 43 anos.
A componente musical assume grande destaque nas festividades, nomeadamente com as atuações de Chave d’Ouro, Jaimão, Lucy Teixeira e com os bailes populares com Nélio Pinto, Jorge Gomes, A.R. Musical e Thy Subry, sem esquecer a festa da espuma ao por do sol , que já é uma referência, na festa.
O folclore assume nestas festividades um lugar de destaque, através da realização do Festival de Folclore, no sábado à noite, organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco. No evento, de sábado à noite, participam, além do rancho folclórico organizador, grupos de folclore convidados, provenientes de diferentes zonas do País.
A noite da sardinha assada é outro dos momentos altos das Festas, na noite de Sábado, onde a confraternização assume um carácter especial, que se prolonga pela madrugada com a charanga das fresquinhas e, acaba, com uma largada de toiros até ao nascer do sol.
Para a Câmara de Alcochete, as Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco,  “assumiram há muito um carácter de tradição no concelho de Alcochete, apresentando-se como um cartão de visita e uma verdadeira exaltação da cultura e identidade local, com inúmeras iniciativas de índole cultural, desportiva e recreativa”.
A vereadora da Cultura, Raquel Prazeres, sublinha ainda que “da parte da Associação de Festas há um grande entusiasmo e vontade de fazer diferente e de fazer mais iniciativas”.
Lucy Teixeira, Jaimão e Chave d'Ouro são os "cabeças de cartaz" do palco principal, no Largo 1 de Maio.
Entre largadas de toiros, demonstrações de ginástica, passeio motard, encontro de carros antigos e passeio equestre, caminhadas e o típico almoço camponês, no domingo,  muitas são as razões para visitar a freguesia de São Francisco nestes dias de festa.
Organizadas desde 2003 pela Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, estas festividades realizaram-se pela primeira vez no ano de 1973, mas têm a sua origem nas festas camponesas em honra de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, na altura padroeira da Freguesia e dos seus camponeses.
Consulte aqui o programa das Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco

Lançada aposta em Festa da Gastronomia e da Flor
Rosinha anima Festa da Gastronomia e da Flor na Lançada 
A 3.ª edição da Festa da Gastronomia e da Flor da Lançada, concelho do Montijo, vai decorrer de 1 a 4 de Junho próximo, com a apresentação de vários produtos típicos, muita animação artística e um pic nic no último dia do evento.
Rosinha e a banda Sons do Minho são, entre outros, alguns dos nomes artísticos que fazem parte da programação do certame, que já tem, por outro lado, confirmada a presença de 14 tasquinhas. 
“Vêm de lugares tão próximos como Lançada, Sarilhos Grandes, Jardia ou Poceirão, e de zonas mais afastadas e com enormes tradições gastronómicas, como as Bifanas de Vendas Novas, os fumeiros de Baião, os excelentes enchidos alentejanos de Montoito, as alheiras de Bragança, os sabores do mar da Jardia, os produtos sempre excelentes de Setúbal ou os doces regionais de Viseu”, explica a organização, que conta com o apoio do Vasco da Gama Futebol Clube da Lançada.
Os produtores da Flor F, Stapoflor, Florineve e as Flores Andrade também têm participação confirmada no evento.
Na vertente artística, o certame, além de Rosinha e Sons do Minho, vai apresentar também Los Desperados, o grupo Bardoada e o Rancho Folclórico da Barra Cheia, além de vários grupos de dança.

Agência de Notícias 

Comentários