Centro de Saúde de Sesimbra arranca esta terça-feira

Câmara e Governo assinam hoje contrato para nova unidade de saúde

A Câmara de Sesimbra e o Ministério da Saúde assinaram nesta terça-feira, 9 de Maio, um protocolo para a instalação de uma nova Unidade de Saúde Pública, financiada em 900 mil euros pelo Estado Português, cabendo eventuais custos adicionais ao município. Segundo revelou à agência Lusa a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, “a autarquia cede ao Ministério da Saúde um edifício na Rua Aníbal Esmeriz, perto do actual Centro de Saúde, por um período de 50 anos, onde irá funcionar a parte mais importante do futuro Centro de Saúde; o atendimento de doentes e serviços administrativos”.

Vila de Sesimbra irá ter novo centro de saúde em 2021 

A vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, e a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Valente de Matos, assinaram hoje, no Auditório Conde de Ferreira, o Contrato-Programa para a instalação das unidades de saúde de Sesimbra, de cuidados da comunidade, de recursos assistenciais e de saúde pública de Sesimbra, que define as condições de cooperação técnica e financeira entre as partes.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia de Santiago e do Castelo, e representantes de várias entidades ligadas à saúde.
"Este é um momento muito importante para a construção do novo Centro de Saúde de Sesimbra, uma pretensão antiga dos sesimbrenses e da autarquia, que desde o início deste processo manifestou a sua disponibilidade para fazer parte da solução", referiu a vice-presidente da autarquia.
“Conforme prevê o protocolo, o Ministério da Saúde atribui-nos uma verba de 900 mil euros para a elaboração do projecto, execução e fiscalização da obra. Tudo o que for para além deste montante – e estamos convictos de que o custo do novo centro de saúde vai ser superior – será suportado pela autarquia”, acrescentou Felícia Costa. 

Investimento com visão de futuro 
Autarquia e Governo assinam protocolo  para Centro de Saúde 
A solução encontrada para Sesimbra, proposta pela Câmara Municipal, foi também elogiada pela presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, que sublinhou que a parceria entre as duas entidades "é um bom casamento e um exemplo de que em conjunto conseguimos servir melhor as populações".
Por seu turno, o secretário de Estado, Manuel Delgado, referiu que a construção das unidades de saúde "é um investimento com visão de futuro que contribuirá para uma relação mais próxima com os utentes". O representante do Governo felicitou ainda a autarquia e os seus responsáveis pelo seu envolvimento neste processo.
Refira-se que a nova unidade de saúde vai funcionar no edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz, propriedade da Câmara de Sesimbra, que ao abrigo de um contrato-programa o cederá por 50 anos ao Ministério da Saúde. Este espaço, a poucos metros das atuais instalações, no Largo 5 de Outubro, receberá os serviços administrativos e o atendimento ao público. Os restantes serviços serão deslocados para o antigo dispensário, na Rua Amélia Frade que assim que irá acolher as “unidades de cuidados continuados e recursos de assistência partilhada”.
Esta solução para a futura unidade de Saúde de Sesimbra surgiu como alternativa a uma proposta anterior da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que pretendia a construção de um novo edifício no terreno do antigo dispensário, mas essa proposta não foi bem aceite pela autarquia, por se tratar de um “espaço longe do centro da vila, afastado de transportes, estacionamento, comércios e serviços, e de acesso difícil, sobretudo para a população mais idosa”.
O novo equipamento deverá ser inaugurado em 2021.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários