Almada promove semana verde até 7 de Junho

"Para um concelho e um planeta mais sustentáveis"

A Câmara de Almada organiza, até 7 de Junho, a 13.ª edição da Semana Verde, englobando dezenas de atividades junto da população, visando "um concelho e um planeta mais sustentáveis". De acordo com Rui Jorge Martins, "esta é uma iniciativa muito valorizada por nós", disse o vereador com o pelouro do Ambiente, Rui Jorge Martins, em declarações à Lusa, sublinhando que as atividades têm normalmente uma "boa adesão" por parte da população. O autarca destaca ainda que a Semana Verde não visa apenas a organização de atividades para a população, mas também a apresentação de ideias que melhoram a vida das pessoas, tais como a criação de condições de acesso às praias urbanas para pessoas com dificuldades.

Almada dá destaque políticas ambientais 

O programa arranca hoje com a Festa Verde, "uma tradição com mais de 20 anos em Almada que leva centenas de crianças à principal praça da cidade", lê-se num comunicado emitido pela autarquia.
Além de jogos e animações, as crianças vão poder trocar os produtos que plantaram e colheram nas hortas e jardins pedagógicos das suas escolas.
Segundo o comunicado, já decorreu uma saída de campo de cientistas ao Parque da Paz, no dia 27, em que o grupo tinha a missão de "descobrir as espécies de animais e plantas" no parque, numa atividade em que todos podem participar.
O 'Bioblitz' decorreu todo ao longo do dia e os "participantes vão poder conhecer de perto os animais e plantas que vivem no pulmão da cidade de Almada, numa experiência científica que promove a biodiversidade", diz a autarquia, acrescentando que, até ao momento, são conhecidas naquele parque 106 espécies de aves, seis de mamíferos, 11 de répteis e dois de anfíbios.
A 2 de Junho, as crianças vão poder ser ouvidas no 'parlamento dos pequenos', no qual os mais novos vão apresentar aos dirigentes municipais as suas "preocupações, sugestões e desejos para o futuro", sendo as melhores ideias "integradas e materializadas" no Plano de Atividades anual da autarquia.
Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de Junho, vão ser entregues a dezenas de famílias "64 talhões para exploração agrícola localizados nas Hortas da Quinta do Texugo, na Charneca da Caparica", tendo em vista a produção de hortícolas, "respeitando o modo de produção biológico".
Nesta semana também vão ser hasteadas as bandeiras azuis nas praias do concelho.
Ateliês, concursos, passeios e mercados biológicos também vão realizar-se para celebrar "as boas práticas ambientais".

Comentários