Samouco vai ter nova Praça da República

Câmara está a requalificar centro da vila 

A Praça da República no Samouco, freguesia do concelho de Alcochete, está a ser alvo de uma acção de requalificação que ascende a pouco mais de 143 mil euros. De acordo com a autarquia, a intervenção prevê a remodelação da rede de iluminação pública, da rede de abastecimento de água, da rede de rega e da rede de drenagem de águas pluviais, estando ainda previsto para o eixo central da praça um canteiro raso com herbáceas. Será também instalado “diverso mobiliário urbano”, como bancos, bebedouro e papeleiras, “ficando a praça circundada por árvores que serão plantadas de uma forma faseada, conciliando o mobiliário urbano com o ensombramento”. Um dos objetivos da empreitada passa pela promoção de “uma melhoria significativa nas acessibilidades, com a implementação de pavimentos tácteis, anti-derrapantes, nivelados e sem barreiras arquitectónicas”.
Depois de terminada a praça ficará com este aspeto 


Se por um lado, a intervenção vai permitir um melhor enquadramento paisagístico da igreja de São Brás, a obra de requalificação arrancou em Abril e vai contemplar também uma área no topo poente do largo onde poderá ser colocado um palco amovível, tendo em conta que este espaço é também muito utilizado para a realização de eventos culturais, principalmente durante as festas populares em honra de Nossa Senhora do Carmo, que se realizam em Julho.
"A circulação automóvel em frente à igreja de São Brás será condicionada, dando-se primazia à circulação pedonal com o prolongamento do eixo central da praça", explica a autarquia ribeirinha.
 No mesmo seguimento "será criada uma nova área verde, em forma de canteiro raso, com colocação de lavandulas officinallis, que funcionará como elemento de ligação entre as espécies arbóreas existentes e o novo mobiliário urbano", diz ainda a Câmara de Alcochete.
Além da pavimentação de toda a área central da praça, em lajetas de calcário amarelo, os trabalhos de pavimentação vão incluir a execução e alargamento de passeios em calçada miúda de vidraço branco e a pavimentação da via que circunda a praça de República e a rua do Diário de Notícias.
Quanto às áreas verdes serão removidas as espécies arbóreas mais debilitadas e plantadas novos exemplares que, juntamente com a colocação total de 34 bancos, vão proporcionar áreas de estadia e lazer. Indo também ao encontro das medidas que o Município tem vindo a implementar com vista a alcançar uma maior eficiência energética e redução de custos, toda a iluminação pública da praça será substituída com sistema LED.
Para além da componente exterior, esta ação de regeneração urbana na freguesia do Samouco contempla outros trabalhos tão relevantes como a "relocalização de sumidouros para otimizar a rede de drenagem de águas pluviais, tendo em conta a nova configuração do arruamento e alargamento de passeios, e a substituição da rede de fibrocimento por uma nova rede em P.V.C., no que respeita à rede de abastecimento de água", sublinha a autarquia gerida por Luís Miguel Franco.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários