Festival da Enguia de Santo André consolida crescimento

10 dias a provar a melhor enguia do mundo 

O 3.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, organizado pela Câmara de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, voltou a superar as melhores expectativas e contou com a presença de milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e outra vez da vizinha Espanha, que esgotaram os restaurantes aderentes e não quiseram perder a oportunidade de degustar uma iguaria que cada vez mais reúne consenso na sua qualidade. 
Festival recebeu milhares de pessoas em Santo André

Durante dez dias, os restaurantes Cascalheira, Chez Daniel, Martins, Faz-te Esperto, Ti Lena, A Charrua – Kasa das Espetadas, Quinta do Giz, Tasquinha do Ilídio, Snack Bar Arco Íris, Cantar D’Alto, Ti Adélia e Cantinho dos Sabores, todos situados na freguesia de Santo André, disponibilizaram vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais, num acréscimo de dois estabelecimentos em relação à 2.ª edição do Festival e de mais cinco em relação ao ano de estreia.
“É indiscutível o sucesso da iniciativa, uma vez mais. Daquilo que vi  - e também muita gente já falou comigo, inclusive alguns proprietários de restaurantes - o balanço é claramente positivo, em particular nos fins-de-semana, o que é normal, mas mesmo durante a semana houve um acréscimo de clientes muito grande em prelação àquilo que é a normalidade dos restaurantes fora do Festival”, sublinha Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém.
“Esse era um dos principais objetivos, ou seja, a capacidade de atrair pessoas ao nosso município, em particular à freguesia de Santo André. Isso foi claramente alcançado”, explica o autarca. Acorreram aos restaurantes aderentes “pessoas de vários pontos do país, que vieram propositadamente comer a enguia. Uma vez mais também contámos com a comunicação social, em particular as televisões, que dão sempre uma visibilidade muito grande”, sublinhou Álvaro Beijinha.
“Outro objetivo é a promoção da restauração local e desta iguaria que é a enguia, muito própria da Lagoa de Santo André”, destaca o autarca, havendo “um efeito muito além daquilo que é o Festival em si. Estes 10 dias são muito importantes, mas mais ainda é as pessoas gostarem, apreciarem e durante o ano regressarem e trazerem amigos e familiares. É muito importante que toda esta massa humana que vem cá, nestes 10 dias, possa ficar apaixonada por esta restauração e por esta iguaria em particular e possa vir, durante todo o ano, comer as enguias, o peixe fresco, ou outros pratos”.
Álvaro Beijinha congratula-se com “mais um sucesso”, recordando que “tem sido assim desde a 1.ª edição". Da parte da Câmara de Santiago do Cacém. "estamos claramente satisfeitos e acreditamos que os 12 restaurantes também. É uma forma de promover a restauração e a gastronomia local, bem como de promover o Município”.

Promover a Lagoa de Santo André 
Jaime Cáceres, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, fala igualmente de “um grande sucesso para a freguesia de Santo André, para o município e para a região”, valorizando “uma mostra gastronómica com o melhor produto que nós temos e que é da Lagoa, da Reserva Natural, que é a enguia, considerada por muitos como uma das melhores do Mundo”. 
Por outro lado, realça Jaime Cáceres, com esta iniciativa “a Câmara e a Junta proporcionam o desenvolvimento económico e turístico local, dando um suplemento, em época baixa, a muitos dos restaurantes da freguesia de Santo André, num total de 12 que aderiram”. 
O presidente da junta destaca ainda o facto de o Festival trazer “muita gente à freguesia de Santo André e ao município”.
Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, foram alguns dos pratos que os doze restaurantes aderentes disponibilizaram nos dez dias do Festival. A iniciativa não tinha qualquer caráter competitivo, nem pressupunha qualquer classificação entre os participantes, que estiveram única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é, cada vez mais, considerado um orgulho da gastronomia local.

Agência de Notícias com  Câmara de Santiago do Cacém 

Comentários