Moita leva Constituição da República às escolas

Presidente da Câmara nas escolas do concelho para valorizar Constituição da República

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado pelos vereadores com pelouros, iniciou no dia 25 de Janeiro, na Escola Básica D. João I, na Baixa da Banheira, um périplo de sessões, junto de alunos do 4º e 9º ano de todas as escolas do concelho, para assinalar os 40 anos da Constituição da República Portuguesa.
Autarquia quer afirmar a Constituição aos alunos do concelho 

A ideia principal desta iniciativa, diz a Câmara da Moita, "é afirmar a Constituição da República Portuguesa enquanto documento fundamental da Democracia e do País, junto das crianças e jovens do concelho da Moita, contribuindo para a formação de cidadãos mais ativos e participativos na comunidade".
Para as três primeiras turmas do 9º ano da Escola Básica 2, 3 D. João I, Rui Garcia fez uma breve apresentação da iniciativa municipal, explicando, de forma geral, o que é a Constituição da República Portuguesa e a sua importância para a consagração de um país democrático.
Seguiu-se a exibição de um pequeno filme, produzido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, que retrata o período em que a Constituição foi elaborada e aprovada. 
A iniciativa terminou com um momento de debate, em que os mais jovens colocaram questões sobre o Poder Local ao presidente da Câmara, e com a oferta de uma edição especial de bolso da Constituição da República Portuguesa.
Para os alunos do 4º ano de escolaridade, o tema será o mesmo, mas com uma abordagem diferente, adequada a esta faixa etária, sendo oferecida a cada criança a edição especial “A Nossa Constituição”, editada pela Câmara Municipal.
Com esta iniciativa, que termina a 22 de Fevereiro, a Câmara Municipal "vai abranger um total de cerca de 1450 crianças e jovens que estudam no concelho da Moita", diz a autarquia em comunicado.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários