Trabalhadores da Herdade de Rio Frio exigem pagamento

Funcionários da Herdade protestam contra pagamentos em atraso

Trabalhadores da Sociedade Agrícola de Rio Frio, em Pinhal Novo, manifestaram-se à entrada da herdade pelo pagamento de salários e subsídios de férias e Natal atrasados, disse fonte do sindicato."Em causa estão atrasos de pagamentos a 20 trabalhadores", contou à Lusa o coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN, Luís Leitão, adiantando estarem atrasados os pagamentos de salários de Outubro, os subsídios de férias e de natal do ano passado, mais o subsídio de férias deste ano.
Trabalhadores da Herdade querem receber ordenados em atraso 

"Em causa estão atrasos de pagamentos a 20 trabalhadores", afirmou à imprensa o coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN, Luís Leitão, adiantando estarem atrasados os pagamentos de salários de Outubro, os subsídios de férias e de Natal do ano passado, mais o subsídio de férias deste ano.
Esta é uma herdade de referência nos concelhos de Palmela e Alcochete, que actualmente atravessa grandes dificuldades financeiras, fruto das opções de gestão que foram tomadas, estando neste momento a decorrer um processo de insolvência em tribunal.
Apesar das dificuldades, na Assembleia de Credores realizada, terá sido dado o aval por parte dos credores para que fosse elaborado um plano que permitisse a recuperação desta herdade, tendo em conta os activos e até a riqueza natural e as potencialidades de que a mesma é detentora.
A União dos Sindicatos de Setúbal afirma que "os trabalhadores são a peça chave para a recuperação da empresa, mas para tal os salários têm e devem de ser pagos a tempo e horas".
A Herdade de Rio Frio – onde se explora cortiça e produz vinho, gado e cavalos - chegou a ser considerada a maior vinha contínua do mundo, mas entre 2009 e 2010 recorreu a fundos comunitários para melhorar as instalações e recentemente a dois Planos Especiais de Revitalização (PER) que foram rejeitados pelos credores BCP e Parvalorem, que detêm 90 por cento das dívidas da empresa.

Agência de Notícias 

Comentários