Montijo perspetiva futuro com novos investimentos

"Há condições para iniciar um novo ciclo de importantes investimentos para o concelho"

O presidente da Câmara do Montijo, aproveitou a presença dos órgãos de comunicação social no Montijo para dar conta do panorama de investimentos em execução ou previstos para o concelho e deu, ainda, aos jornalistas uma perspetiva geral dos investimentos previstos para o concelho ao abrigo do Portugal 2020, assim que os avisos de candidaturas forem abertos pelas entidades responsáveis. Nuno Canta assegurou que a autarquia do Montijo "está totalmente empenhada neste processo, desenvolvendo todos os procedimentos necessários para a sua concretização". O autarca indicou alguns dos investimentos previstos para os próximos anos. A Casa da Música Jorge Peixinho, o Jardim do Pocinho das Nascentes, melhoramentos dos bairros sociais da Caneira e do Afonsoeiro e requalificação da Escola Luís de Camões e da Escola Joaquim de Almeida são as prioridades até 2020. 

Requalificação da Estrada da Vara Longa já está a decorrer 

Numa visita in loco à Estrada da Vara Longa, o autarca explicou a importância desta obra que irá criar melhores condições de acesso ao Bairro da Bela Colónia. A empreitada de pavimentação iniciou-se no mês de outubro, estando prevista a sua conclusão para o primeiro trimestre de 2017. Um investimento de 95 mil 105,68 euros (mais iva).
O investimento mais emblemático, na ordem dos dois milhões de euros, será a Casa da Música Jorge Peixinho e o Jardim do Pocinho das Nascentes. Um projeto muito importante para o Montijo, localizado nos terrenos da antiga Quinta São Pedro das Nascentes, e que permitirá "coser a malha urbana entre os bairros antigos e os bairros novos da cidade, com um espaço público de qualidade ao serviço do ambiente e da cultura", explicou o autarca.
Outro investimento estruturante será a requalificação dos edifícios e do espaço público dos bairros sociais da Caneira e do Afonsoeiro. No total, a previsão de investimento é superior a dois milhões de euros e "permitirá a melhoria das condições de habitabilidade e de integração social dos moradores destes dois bairros do Montijo", sublinha Nuno Canta.
Na área da educação, a prioridade das prioridades do município do Montijo são as obras de requalificação da Escola Luís de Camões e da Escola Joaquim de Almeida, no valor total de 670 mil euros. Foi, ainda, projetado e contemplado nos investimentos na Escola Pública do concelho, a concretização do CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que "além de combater o abandono e insucesso escolar tem como objetivo principal a promoção da democratização do sucesso educativo dos alunos", disse o presidente.
Entre outros projetos, as intenções de candidaturas apresentadas pela câmara ao Portugal 2020 incluem, ainda, o projeto Montijo Ciclável, que consubstancia um investimento de 870 mil euros na construção de uma ciclovia entre o Montijo e o Pinhal Novo; a requalificação das Piscinas Municipais; a continuação da pedonização da Rua Miguel Pais; a conversão de um pavilhão na Montiagri para instalação dos serviços operários municipais; e a requalificação da Ermida de Santo António. 
Nuno Canta garantiu ainda que, numa primeira fase, esteve empenhado na "estabilidade e na consolidação da situação financeira da câmara" e que, agora, "há condições para iniciar um novo ciclo de importantes investimentos para o concelho, que será suportado pelo Portugal 2020 e pelo município", concluiu o autarca. 

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários