Igualdade foi tema de debate no Montijo

"Aspiramos uma sociedade onde as pessoas possam viver em igualdade de direitos"

A Câmara do Montijo comemorou o Dia Municipal para a Igualdade com diversas actividades. A carrinha do Roteiro para a Cidadania em Portugal visitou algumas escolas no concelho. Na Universidade Sénior foi apresentado o livro “Avós e Netos no Mediterrâneo” e na Galeria Municipal realizou-se uma Mesa Redonda que contou com a presença de Catarina Marcelino, secretária de Estado Para a Cidadania e Igualdade. Sob o tema “(Novos) Desafios para a Igualdade: Da Perspetiva Nacional ao Papel dos Municípios”, a mesa redonda teve início com um momento de poesia interpretado pelos alunos da Universidade Sénior do Montijo.
Montijo debateu a Igualdade a 28 de Outubro 

Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, afirmou que a comemoração do Dia Municipal da Igualdade prende-se com a “ necessidade de valorizarmos os nossos concidadãos a partir de um principio essencial ao desenvolvimento de qualquer cidade, que é de que ninguém é dispensável para a construção da cidadania”.
Para o autarca, apesar dos avanços nas políticas locais e nacionais, persistem desigualdades na sociedade portuguesa. “A luta contra as desigualdades é um imperativo de qualquer democracia e também da coesão social das cidades. As cidades mais desenvolvidas são aquelas que dispõem de uma democracia de maior qualidade e as sociedades mais avançadas socialmente são as mais tolerantes, as mais abertas e as mais justas e, também, as mais livres”, disse Nuno Canta.
O painel de oradores foi composto por Raul Tavares (Diretor do Semanário SemMais) que moderou o encontro, por Paulo Côrte-Real, vice-presidente da Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (ILGA) Portugal, Francisco Azul, representante da Associação de Mulheres Ciganas de Portugal, Almerinda Bento, da União Mulheres Alternativa Resposta e de Sara Neto, da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.

A educação para a cidadania é uma estratégia que tem que ser concretizada
Catarina Marcelino, secretária de Estado Para a Cidadania e Igualdade, afirmou que Montijo é “uma terra solidária, uma terra que investe na democracia e na cidadania. É uma terra de causas e de pessoas das quais me orgulho de fazer parte”.
“O que aspiramos é uma sociedade onde as pessoas possam viver em igualdade de direitos, igualdade de oportunidades, serem o quem querem ser. Esse é o nosso grande objectivo, que só é possível com uma dinâmica que começa por se ter a humildade de assumir que ainda falta fazer muito e faltará sempre fazer”, afirmou a secretária de estado.
Para Catarina Marcelino é na educação que está a chave. “A minha maior causa é a educação. A educação para a cidadania é uma estratégia que tem que ser concretizada. Estamos a trabalhar com o secretário de Estado da Educação para muito em breve podermos apresentar um projecto, uma estratégia nacional”.
A cerimónia terminou com a atuação do Coro da ILGA Portugal.

Agência de Notícias

Comentários