Governo ainda não tem certeza sobre aeroporto do Montijo

Pedro Marques disse no Parlamento que não tem estudos de tráfego para sustentar investimento 

O projeto de transformação da Base Aérea do Montijo numa pista complementar ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa - o designado projeto "Portela + 1" -, não tem estudos de tráfego que permitam que o Governo tome a decisão de dar luz verde a este investimento. A revelação foi feita esta segunda-feira de manhã no Parlamento, durante a audição ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Base Área pode receber aeroporto complementar a Lisboa

No âmbito do debate orçamental, Pedro Marques respondeu a uma questão que lhe foi colocada pelo deputado Helder Amaral, do CDS-PP: "quais são os estudos de tráfego que mostram que seja necessário avançar com o projeto Portela+1?".
Pedro Marques disse que ainda não havia qualquer estudo nesse sentido, mas que o Governo só tomaria a decisão de viabilizar o aeroporto do Montijo quanto tivesse os dados técnicos que permitissem fundamentar a opção.
O ministro esclareceu que uma decisão sobre o Montijo nunca seria tomada pelo Governo numa perspetiva de utilização da infraestrutura a 5 ou 10 anos. "É uma decisão que só deve ser tomada para um projeto que seja viável durante várias décadas", afirmou o ministro.
Recorde-se que em Outubro, o primeiro-ministro António Costa recusou-se a falar do assunto durante a visita que fez à cidade Montijo. António Costa, de resto, escreveu na altura o jornal Diário da Região, nem sequer abordou a questão com o presidente da Câmara do Montijo. 
No entanto, Nuno Canta, voltou a manifestar-se confiante e avançou uma perspetiva de prazo para que a decisão venha a ser anunciada. “A solução ‘Portela + 1’ está a ser estudada em profundidade. Assim que os estudos estiverem concluídos, haverá uma decisão. Em princípio, a decisão que os estudos apontam é o Montijo. Contamos que neste ano ainda ou, o mais tardar, no próximo ano haja uma decisão”, concluiu o autarca na altura. 

Comentários