Caminhada solidária em Samouco foi um sucesso

Caminhantes angariam 325kg em bens alimentares

“Seja solidário alimente sorrisos caminhando” foi o convite lançado pelo grupo Sócio-Caritativo da Paróquia do Samouco, em Alcochete, e ao qual responderam 230 pessoas que participaram na 3.ª caminhada solidária permitindo a recolha de 325kg em bens alimentares. Ajudar os agregados familiares mais carenciados é o grande objetivo desta iniciativa solidária, cuja inscrição foi realizada mediante entrega de um bem alimentar perecível. Os números alcançados foram bastante positivos, superando quer o número de participantes, quer a quantidade de géneros alimentares recolhidos na 2.ª edição da caminhada solidária.

Caminhada Solidária conseguiu angariar 325kg de bens alimentares 

Manuel Cardoso, do grupo Sócio-Caritativo da Paróquia do Samouco, destacou este “resultado positivo” e agradeceu todo o apoio concedido para que a realização da iniciativa: “a caminhada teve um franco apoio da câmara municipal de Alcochete, da junta de freguesia de Samouco e também a participação de todas as coletividades e forças vivas do Samouco, o que se torna muito gratificante para a paróquia. Penso que toda a envolvente positiva criada se deve muito ao nosso pároco, o padre Jorge, que com a sua simpatia, abertura e generosidade se propicia para as coisas naturalmente aconteçam”.
Nesta edição, a caminhada solidária contou ainda com participação especial de dois padrinhos, a atleta olímpica Albertina Dias e o apresentador televisivo José Figueiras, que contribuíram para o sucesso da iniciativa, assim como dos vereadores da câmara municipal de Alcochete, José Alfélua e Susana Custódio, e do presidente da junta de freguesia de Samouco, António Almeirim.
Enquanto responsável pelo pelouro do desenvolvimento social, da Câmara de Alcochete, Susana Custódio considerou que esta é já uma iniciativa “enraizada” na freguesia. “Desde a 1.ª edição, houve sempre uma preocupação da organização em realizar esta iniciativa como um evento de toda a freguesia, de todas as forças vivas, e isso permite movimentar muitas pessoas, existindo já um público fidelizado”, destacou a vereadora.
Para a autarca, estas iniciativas são igualmente importantes para que haja uma consciência de que “no nosso território, bem perto de nós, existem muitas famílias carenciadas e necessitadas”.
“É importante despertar as mentes para reivindicar políticas que sejam capazes de dar respostas estruturadas a essas famílias porque muitas das pessoas que se encontram numa situação económico-financeira de fragilidade querem uma resposta por parte da sociedade que lhes permita não serem beneficiárias destas ajudas. Ou seja, o que as famílias querem é ter um trabalho, ter assistência na doença e ter apoio na educação dos seus filhos”, evidenciou ainda Susana Custódio.

Caminhada Solidária em Alcochete a 26 de Novembro 
Com partida na praça da República, os participantes seguiram pelo largo de São Brás, praça José Coelho, rua Conde Vale dos Reis, rua das Salinas, rua da Praia, rua 1.º de Dezembro, travessa Francisco Falcão, rua do Século, rua Mouzinho de Albuquerque, rua do Sul, rua Carlos Monteiro, praça das Forças Armadas, rua do Diário de Notícias e término na praça da República, onde se realizou um magusto, que contou com a colaboração dos Escuteiros do Ar de Samouco, e que proporcionou um momento de convívio e confraternização entre os todos os participantes, durante o qual foi entregue um troféu, sorteado por todos os participantes inscritos.
A 3.ª caminhada solidária foi uma iniciativa que contou ainda com a participação da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, da Associação Desportiva Samouquense, do Centro Social São Brás, Sport Club de Samouco, da Associação de Festas de Samouco, da Organização de Reformados Pensionistas e Idosos de Samouco e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Samouco.
Para quem não teve oportunidade de participar nesta iniciativa, no próximo dia 26 de Novembro, realizar-se-á outra caminhada solidária, em Alcochete, com partida às 10 horas, junto ao pavilhão desportivo de Alcochete, numa organização da equipa do Rendimento Social de Inserção Alcochete / Montijo. Este passeio solidário tem o mesmo propósito de recolher alimentos para serem distribuídos às famílias mais carenciadas do concelho.
Para informações ou inscrições, os interessados devem contactar o gabinete do rendimento social de inserção, através do contacto de telemóvel 912 329 677.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários