Almada quer ser Cidade Europeia do Desporto

Cidade comprometida com a promoção do desporto para todos

A candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto em 2018, foi publicamente apresentada, após o período de avaliação, que decorreu nos últimos dias, por parte do ACES Europe. Na apresentação, o presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, assegurou que o município estará “sempre comprometido com a promoção do desporto para todos” e que “Almada será sempre cidade do desporto para todos, com ética, com ou sem cidade europeia do desporto”. Na conferência de imprensa realizada no Pavilhão dos Desportos Cidade de Almada, o presidente do ACES Europe, Francesco Lupatelli, reconheceu que as duas cidades portuguesas candidatas [Almada e Braga] mereciam a distinção mas lembrou que, no próximo dia 30 de Janeiro de 2017, só uma sairá vencedora.
Almada é candidata a cidade europeia do desporto em 2018 

O presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, assegurou que o município estará "sempre comprometido com a promoção do desporto para todos", durante a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018. "Almada será sempre cidade do desporto para todos, com ética, com ou sem cidade europeia do desporto", disse o presidente do município na apresentação pública da candidatura, em que destacou a importância da promoção da prática desportiva para todos os munícipes, incluindo aqueles que têm limitações físicas ou outras.
Joaquim Judas falava na apresentação pública da candidatura, após o período de avaliação, que decorreu nos últimos dias, por parte do ACES Europe - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto.
"Temos o apoio de várias federações desportivas, clubes, associações e outros agentes desportivos, para a realização de diversos eventos na cidade de Almada", acrescentou o autarca de Almada perante mais de uma centena de convidados e apoiantes da candidatura de Almada, incluindo os deputados Francisca Parreira (PS) e Bruno Dias (PCP).
Na apresentação da candidatura, foi exibido um filme realizado durante a visita da comissão de avaliação, que procurou evidenciar a preocupação da autarquia com a promoção e a acessibilidade de todos os munícipes à prática desportiva.
Na conferência de imprensa realizada no Pavilhão dos Desportos Cidade de Almada, o presidente do ACES Europe, Francesco Lupatelli, reconheceu que as duas cidades portuguesas que se candidataram, Braga e Almada, mereciam ser distinguidas, mas lembrou que, no próximo dia 30 de Janeiro de 2017, só uma sairá vencedora e será designada como Cidade Europeia do Desporto 2018.
O vereador do Desporto da Câmara de Lisboa, Jorge Máximo, também marcou presença na conferência de imprensa, dado que, além de apoiante da candidatura de Almada, está já a preparar a candidatura de Lisboa a Cidade Europeia do Desporto em 2021.
Após a conferência de imprensa de apresentação e de divulgação do trabalho já realizado na preparação da candidatura, o Pavilhão dos Desportos Cidade de Almada recebeu a primeira edição da Gala Almada Desporto, um evento que reuniu centenas de atletas almadenses que se notabilizaram através da prática desportiva.
Almada ou Braga irão suceder a Gondomar Cidade Europeia do Desporto no próximo ano, a Setúbal (que atualmente ostenta este título), Loulé (2015), Maia (2014) e Guimarães (2013).

Comentários