Almada isenta derrama a empresas de base tecnológica

Câmara quer atrair empresas tecnológicas para o concelho 

A proposta de isenção de Derrama (imposto municipal sobre o lucro das empresas) a empresas de base tecnológica que se instalem no concelho de Almada, em 2017, vai ser apresentada às próximas reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal. "A medida surge no âmbito do plano de apoio ao desenvolvimento económico e instalação de empresas no concelho", explica a Câmara de Almada em comunicado. O executivo pretende ainda isentar as empresas com lucros inferiores a 150 mil euros do pagamento deste imposto. 
Almada quer atrair novas empresas tecnológicas ao concelho 

Estas medidas, anunciadas no momento em que Lisboa recebeu a Web Summit, o maior evento mundial na área do empreendedorismo, tecnologia e inovação, visam, conta Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, "ser um importante contributo do município de Almada para o desenvolvimento económico do concelho, da região e do país".
De acordo com a autarquia, a proposta vai discutir "a isenção da Derrama durante cinco anos (até ao final do atual Quadro Comunitário) a todas as empresas de base tecnológica que se instalem no concelho de Almada, em 2017". 
A derrama é um imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas coletivas, sendo a sua taxa fixada anualmente pelos diferentes municípios. A autarquia de Almada irá propor a isenção deste imposto municipal "a todas as empresas com volume de negócio inferior a 150 mil euros anuais".
De acordo com o mesmo comunicado, é ainda intenção do executivo liderado por Joaquim Judas reduzir a derrama para "1.25 por cento às empresas já instaladas, ou a instalar em 2017, com volume de negócios anual superior a 150 mil euros (à exceção das empresas de base tecnológica, que ficarão isentas)". 
A Câmara de Almada vai ainda propor a "isenção da derrama durante dois anos, às empresas industriais ou no ramo da atividade turística, já instaladas ou que se venham a instalar no concelho de Almada em 2017, com mais de 250 postos de trabalho".

Agência de Notícias com Câmara de Almada

Comentários