Câmara de Almada contra o fim do ferry em Cacilhas

“Não existem demasiados recursos para o transporte de atravessamento do rio Tejo" 

A Câmara de Almada apelou à empresa Transtejo, responsável pelas ligações fluviais no Tejo, para que reavalie o fim do transporte de veículos na ligação entre Cacilhas e Lisboa, referindo que existem poucos recursos para atravessar o rio. O serviço de transporte de veículos da ligação de Cacilhas com o Cais do Sodré da Transtejo, responsável pelas ligações fluviais no rio Tejo, passou a ser efetuado entre Trafaria, Porto Brandão e Belém.

Câmara de Almada defende continuidade de ferry a partir de Cacilhas

“A Câmara de Almada apela no sentido de que a decisão de eliminação do transporte de veículos automóveis a partir de Cacilhas seja devidamente reavaliada à luz das reais necessidades dos utentes”, refere a autarquia em comunicado.
O serviço de transporte de veículos da ligação de Cacilhas com o Cais do Sodré da empresa Transtejo passou, desde o dia 26 de Abril, a ser efetuado entre Trafaria, Porto Brandão e Belém.
A autarquia, liderada por Joaquim Judas, elogia a decisão da empresa de abrir o serviço de transporte de veículos entre a Trafaria e Lisboa, mas não concorda que tenha sido feito com o fim do serviço em Cacilhas.
“Não existem demasiados recursos para o transporte de atravessamento do rio Tejo nas suas ligações entre Almada e os concelhos da Margem Sul do Tejo e Lisboa. São conhecidas as limitações e dificuldades de circulação registadas na Ponte 25 de Abril”, acrescenta o gabinete de imprensa da autarquia de Almada.

Transtejo quer atrair novos clientes 
A empresa entende a posição da autarquia mas reforça as mais valias que o novo serviço trás a quem não mora no centro de Almada. "De acordo com o estudo efetuado, e tal como naturalmente esperado, existem utilizadores do serviço da atual ligação que não acompanharão a transferência do serviço para a Trafaria, pela deslocalização que tal lhes trará, em especial, aqueles que habitam em Almada centro", disse à agência Lusa fonte do Grupo Transtejo.
Segundo a mesma fonte, a nova oferta pode tornar-se uma mais-valia para todos os que habitam fora do centro de Almada, tendo em conta os bons acessos rodoviários criados.
"A nova oferta aumenta o universo de potenciais clientes, uma vez que as zonas abrangidas - Trafaria, Costa de Caparica, Monte de Caparica, Sobreda e Charneca - apresentam um mercado potencial de 6500 veículos. Deste universo potencial, acreditamos poder vir a captar, ao dia útil, entre 0,5 e 2,5 por cento desses veículos", salienta.
Com a transferência do serviço de ferry para a ligação entre Trafaria, Porto Brandão e Belém, a empresa oferece o desconto de 10 por cento na aquisição do novo 'pack' de 10 bilhetes. Para além disso, o valor dos bilhetes simples para motos e triciclos vai ser reduzido de 1.80 para 1.60 euros.

Comentários