Moita assina protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses

Autarquia quer garantir a todos os seus trabalhadores meios para uma boa saúde mental

Preocupado em garantir a todos os seus trabalhadores meios para uma boa saúde mental, o executivo da Câmara da Moita assinou um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presentes estiveram o presidente, Carlos Albino, a vereadora Anabela Rosa, bem como Raquel Raimundo, presidente da delegação regional sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses e, ainda o vogal da mesma delegação, Gabriel Soares. O protocolo visa "criar estratégias que possam vir a melhorar e a cuidar da saúde mental dos trabalhadores do município", explicou a autarquia em nota de imprensa enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Cuidar da saúde mental é um objetivo nacional  

A saúde mental em Portugal tem sido, ao longo dos anos uma preocupação crescente. Até porque, segundo dados oficiais, estima-se que cerca de dois milhões e 300 mil portugueses precisem de apoio psicológico. Desenvolver o bem-estar nos locais de trabalho, por exemplo, é uma das formas trabalhar a saúde mental, ao mesmo tempo que melhora a produtividade e a sustentabilidade das organizações. É por isto mesmo, que o município da Moita assinou, um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, de forma a criar estratégias que possam vir a melhorar e a cuidar da saúde mental dos trabalhadores do município.
O mesmo protocolo vai, ainda, "permitir através de algumas ações programadas ajudar, também, os munícipes do concelho. Uma cooperação que nasce de forma muito natural e que vai permitir a ambas as instituições trabalhar em conjunto em prol da saúde mental". 
A Ordem dos Psicólogos Portugueses é uma associação pública profissional representativa dos profissionais de psicologia que tem como missão a defesa e salvaguarda dos direitos fundamentais do cidadão e do interesse público e, por outro lado, a regulação da profissão de Psicólogo. 
A ordem iniciou, em 2014, uma campanha que visa promover os locais de trabalho saudáveis, envolvendo os Psicólogos na construção desses e o seu grande objetivo ao lado da Câmara é promover, com apoio das suas Delegações Regionais, um programa de promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar. 
"A ordem dos psicólogos portugueses tem, também, aquilo que é uma responsabilidade não só relativamente aos psicólogos, mas também para a sociedade. Por esse mesmo motivo temos elaborado ao longo dos anos um conjunto de documentos que são de suporte para a promoção da literacia em saúde mental, que é muito importante para que as pessoas depois possam evitar adoecer de uma forma mais grave", diz Raquel Raimundo.
Sendo assim, é importante, segundo a ordem, "promover essa literacia em saúde mental é fundamental para que isto possa acontecer. Os municípios são uma ótima forma de chegarmos mais localmente às populações. Fazemo-lo através dos órgãos de comunicação social nacionais, mas esta é uma forma mais direta, porque cada município sabe qual a melhor forma de chegar aos seus munícipes". 
Desse ponto de vista este é "um passo importante para conseguirmos chegar a mais pessoas. Para além disso há aqui o olhar para dentro da própria casa. Daí existirem iniciativas que são dirigidas aos próprios trabalhadores do município”, admitiu Raquel Raimundo, presidente da delegação regional sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na assinatura do protocolo. 
“O que consta do protocolo são três iniciativas. Uma delas é poder disponibilizar os materiais que já estão preparados à Câmara da Moita os materiais de promoção de literacia em saúde mental para apoiar a população de forma direta. Outra é, também, a Câmara poder fazer uma avaliação dos riscos psicossociais dos seus próprios trabalhadores para depois desta avaliação, tomar as medidas que entender serem as mais adequadas face aos resultados dessa avaliação. E por último colaborar em iniciativas como seminários, por exemplo, que passem pela divulgação da literacia em saúde mental”, acrescentou a presidente da delegação regional sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Comentários