Palmela reforça compromisso com Cooperação Internacional

10 municípios reunidos para a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento sustentável

O município de Palmela está fortemente empenhado no cumprimento do seu plano estratégico e na promoção e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e, nesse sentido, tem vindo a aprofundar o seu trabalho no âmbito da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.  A segunda Assembleia Intermunicipal (órgão presidido por Álvaro  Amaro) de 2022 da rede decorreu em Palmela, com a participação de autarcas e equipas técnicas de Faro, Grândola, Loures, Matosinhos, Moita, Oeiras, Seixal, Setúbal e Vila Nova de Poiares, além do município anfitrião.
Reunião de autarcas decorreu em Palmela  

A participação no projeto People and Planet: A Common Destiny (Pessoas e Planeta: um Destino Partilhado), numa parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr e financiamento da Comissão Europeia (Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento) e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, foi um dos principais temas abordados na reunião.
"Trata-se de um projeto europeu, em curso até 2024, que pretende aumentar o nível de informação e consciencialização de cerca de 59 milhões de jovens da Europa e, paralelamente, a capacitação dos governos locais para a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento sustentável", diz a Câmara de Palmela. 
Outro dos temas em debate foi a entrada em vigor, em 2023, da “Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030”, instrumento orientador da política pública de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Estado Português. 
A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, que celebrará o seu décimo aniversário a 15 de Março do próximo ano, tem "desempenhado um papel incontornável na discussão e união de esforços de diversos territórios nacionais em torno dos objetivos de cooperação e pretende afirmar-se como um interlocutor privilegiado do Governo da definição e implementação desta política". 
No início de Novembro, a equipa técnica do município de Palmela que acompanha estas questões e integra o projeto People and Planet participou, em Pontevedra, na Galiza, numa reunião de trabalho, que constituiu uma primeira oportunidade de troca de informação sobre a localização dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, foram apresentadas experiências locais por parte dos municípios portugueses de Palmela e Grândola, Cabanas e Bilbao (Espanha) e da equipa da Felcos (Itália).

Comentários