Novos apoios ao movimento associativo aprovados no Montijo

Autarquia apoia associações com quase 30 mil euros 

Em reunião de câmara foi aprovado um protocolo de colaboração entre o município e a associação Sinfonia & Eventos e foram aprovados um conjunto de apoios financeiros a várias instituições do concelho, num valor global de aproximadamente 30 mil euros. A associação Sinfonia & Eventos promove, para além das classes de competição dos United Dance Crew, diferentes modalidades de dança e atividades físicas (Dança Criativa, Ballet, Dança Contemporânea, Danças de salão, Dancehall, Hip Hop, Yoga, Condição Física e Manutenção), constituídas por elementos de diversas faixas etárias.
Sinfonia & Eventos prepara novas criações no concelho 

O protocolo contempla um apoio financeiro no valor de nove mil euros, do qual a quantia de 6.200 euros destina-se a comparticipar os custos com o programa de apoio à manutenção e desenvolvimento da atividade cultural regular; 2.500 euros destinam-se à gravação de um cd e 300 euros à comparticipação do programa de apoio à realização de eventos culturais pontuais, no caso em concreto, para a promoção, divulgação e troféus.
Para além do apoio financeiro são atribuídos apoios não financeiros num valor que pode atingir 10 mil euros e que incluem, entre outros, a cedência e utilização de equipamentos municipais, nomeadamente a Sala Principal do Cinema-Teatro Joaquim d' Almeida.
À “Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Montijo” foi atribuído um apoio financeiro no valor de 400 euros que vai permitir a prossecução do desenvolvimento das suas atividades habituais e já programadas.
A Liga dos Amigos do Hospital assume um compromisso permanente junto dos utentes dos Centros de Saúde do Montijo, do Afonsoeiro e do Hospital do Montijo, de fornecimento diário de pequenos lanches no período da manhã, para além do fornecimento de lanches, no período da tarde, aos utentes das consultas de pediatria e de organizar e promover anualmente uma festa de Natal.
O papel desempenhado por esta IPSS conta com o envolvimento de vários voluntários do concelho de Montijo, com a promoção de atividades dirigidas aos doentes e com a prestação de auxílio aos mais carenciados através do fornecimento de medicação ao longo de todo o ano, de roupas e ainda com o empréstimo de material técnico.

1.º de Dezembro e Sociedade Recreativa de Pegões Velhos também com apoio 
1º Dezembro também com apoio municipal 
Para a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro foi aprovado um apoio financeiro no montante de 2.603 euros para suportar o encargo com as despesas de reabilitação da fachada do pavilhão da coletividade.
A Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro é uma associação sem fins lucrativos, fundada no ano de 1854 e integra, para além da banda filarmónica do mesmo nome, várias classes de música, dança, teatro e ainda a prática de modalidades desportivas, constituídas por elementos de diversas faixas etárias.
Com a reabilitação daquela fachada do edifício, a associação pretende publicitar e divulgar as suas múltiplas atividades culturais e desportivas e também melhorar a integração paisagística do edifício naquela avenida da cidade, que confina com o parque municipal.
Também à Sociedade Recreativa de Pegões Velhos foi atribuído um apoio financeiro de 5.900 euros para execução de obras de reparação e pintura do salão de festas, nas instalações sanitárias de apoio e nas paredes do palco.
A Sociedade Recreativa de Pegões Velhos é uma associação de cariz recreativo e desportivo, sem fins lucrativos, que tem desenvolvido uma importante atividade dirigida à população daquela união de freguesias, com o objetivo de melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Comentários