Almada homenageia defensores dos animais com Ladrão e K9 Barros em destaque

Autarquia dá prémio a um cão "muito especial" para a cidade. Esteve abandonado e está em cadeira de rodas  

Foram conhecidos os vencedores da primeira edição dos prémios Rafeiro de Ouro, no Fórum Municipal Romeu Correia. Esta iniciativa, da Provedoria dos Animais do Município de Almada, traçou como objetivo “homenagear e reconhecer o esforço e dedicação das associações de proteção animal, grupos informais, cuidadores individuais e instituições à causa animal”. Um dos homenageados da noite foi o Ladrão, que entrou acompanhado por Elsa Ribeiro, sua tutora há quatro anos. O canídeo recebeu o Prémio de Honra, entregue por Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, que se mostrou feliz da comunidade que lidera. “Um município que consegue demonstrar tanto carinho, amor e reconhecimento a um cão maravilhoso como é o Ladrão é francamente um município especial”, realçou, deixando um agradecimento especial ao Ladrão. “Toda a alegria e carinho que deu a tantas pessoas de Almada, mas também à sua tutora que está a cuidar dele no final da sua vida”, disse a autarca. 
Aos 16 anos, depois do abandono, Ladrão tem nova família 

Cerca de uma centena de pessoas receberam o Ladrão, um dos homenageados da noite, quando entrou na Sala Pablo Neruda, do Fórum Municipal Romeu Correia, acompanhado por Elsa Ribeiro sua tutora desde há quatro anos. "Almada é tão especial que em vez de ter um cão de suporte emocional de uma única pessoa, tem um cão de suporte emocional de uma comunidade inteira", disse Inês de Medeiros. 
O Ladrão de Almada. Acompanhou várias gerações, vivia na rua, mas sempre foi acarinhado pelos almadenses, sobretudo pelas crianças.
Com osteoartrite e aos 17 anos, o cão apaixonado pelos passeios nas ruas de Almada pode finalmente voltar a fazê-los com a ajuda de uma cadeira de rodas feita especialmente para ele graça a doações de várias pessoas. Mais de mil euros para dar "nova vida" ao Ladrão, a quem a nova dona chama Dão. 
O Prémio de Honra foi entregue por Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, em representação “de todos quantos se cruzaram com este cão fantástico. (…) Um município que consegue demonstrar tanto carinho, amor e reconhecimento a um cão maravilhoso como é o Ladrão é francamente um município especial”, realçou Inês de Medeiros, agradecendo ao Ladrão “toda a alegria e carinho que deu a tantas pessoas de Almada, mas também à sua tutora que está a cuidar dele no final da sua vida”. 
Em 2018, Dão (na altura Ladrão) começou a visitar a casa de Elsa Ribeiro. A tutora havia voltado recentemente de Inglaterra e adotado um cão vadio que resgatou das ruas. Após vários meses a cuidar de Dão, resolveu tornar a adoção oficial. Mas não foi fácil: além de comentários “que não vale a pena referir”, o cão teve quatro coleiras e dois peitorais roubados. Elsa, porém, não deixou as controvérsias afetá-la e lutou pelo cão. 
Pouco tempo depois, Dão foi diagnosticado com osteoartrite, uma doença crónica que danifica a cartilagem, e nos últimos anos tem perdido a locomoção das patas traseiras. “Ele tinha problemas já numa pata e chegou a fazer um tratamento mais forte, tendo melhorado. Entretanto, começou a coxear mesmo e a raspar com as patas traseiras no chão e foi aí que foi diagnosticado com a doença e também com demência, mas já não tem sintomas”, disse em entrevista à revista Pit. 
Hoje, o cão continua a tomar uma mão cheia de medicamentos por dia. Para aliviar as dores, a tutora também o ajuda com petiscos e óleo de CBD, uma componente da planta canábis com benefícios para o bem-estar físico e mental. Com a nova cadeira de rodas, a dupla está pronta para uma nova fase: “Estamos a aprender os dois”, diz Elsa.
Um cão conhecido em toda a cidade e que agora ganhou o seu "ouro" merecido. É também uma prova de que há tanto a fazer pelo bem-estar animal. Um exemplo que outras pessoas e outros municípios devem seguir. Aos 16 anos, o Ladrão é um cão feliz e amado pela sua dona e por uma cidade inteira.   
Barros, cão K9 da equipa cinotécnica de intervenção tática da GNR, que há nove anos perdeu a vida no cumprimento do dever, foi outros dos homenageados com o Prémio de Honra. Para António Raposo, o seu tratador, “Barros não era apenas um cão. Era um amigo, um camarada de trabalho especial e com capacidades acima da média.” Partilhou com ele muitas histórias e aventuras que ainda hoje conta emocionado que “foi um privilégio e sinto um orgulho enorme em ter sido colega do Barros”. 

Agradecer e nomear todos os que estão envolvidos na proteção animal
K9 Barros, que morreu em serviço, foi também homenageado 
A primeira edição dos prémios Rafeiro de Ouro contou com cerca de meia centena de nomeações – feitas pela comunidade –, de associação e de cidadãos que têm contribuído para o bem-estar e a proteção animal no nosso concelho. Os vencedores foram eleitos através de uma votação online.
“Gratidão”. Foi este o sentimento expresso por Nuno Paixão, Provedor dos Animais do Município de Almada, durante a entrega dos prémios, “gratidão por todas as pessoas, associações e organizações que diariamente fazem tanto pelos animais”.
Mais do que distinguir os premiados, de acordo com Nuno Paixão, esta iniciativa pretende “agradecer, louvar e nomear todos os que estão envolvidos na proteção animal. Queremos envolver a comunidade e chamar a atenção para esta luta e o esforço e trabalho de equipa realizado por todos”.
No encerramento da iniciativa, Inês de Medeiros agradeceu toda a dedicação e empenho das associações afirmando que o nosso trabalho da autarquia “sem o vosso não seria possível. Todos juntos damos grandes passos em direção a uma sociedade onde pessoas e animais convivem sem uma relação de poder entre elas.” A presidente da Câmara de Almada, lembrou ainda os esforços encetados para autarquia na construção do novo Centro de Recolha Oficial de Almada, cujo projeto deverá ser concluído durante 2023 para que a empreitada possa avançar. 
O futuro Centro de Recolha Oficial de Almada vai albergar o Serviço Municipal Veterinário – entidade municipal e nacional distinguida pela comunidade –, mas também as associações de cães e de gatos. Além deste compromisso assumido pela autarquia, em 2023 está prevista a introdução do cheque veterinário para apoio às famílias mais desfavorecidas.

Comentários