Travessia da Baía de Sesimbra foi um sucesso

Mais de 550 nadadores de todo o país participaram numa prova histórica na Praia da Califórnia

Muito público, tempo quente e mar calmo e sem ondulação, que fazia lembrar um espelho, criaram as condições ideais para o sucesso da Travessia da Baía de Sesimbra, realizada no dia 5 de Outubro. A prova, que integrou, pela primeira vez, o calendário do Circuito Nacional de Águas Abertas, reuniu mais de 550 participantes e, entre eles, marcaram presença os nadadores da elite desta competição, e os principais favoritos à vitória nesta competição nacional, que percorreu várias zonas do país. Foi, pois, um grande sucesso, quer no plano desportivo, quer no plano turístico, uma vez que esta iniciativa é, há muito, um cartão-de-visita de Sesimbra.
Prova integrou pela primeira vez a calendário nacional 

Quanto à vertente competitiva, o vencedor absoluto foi o nadador Hugo Ribeiro, do Leixões Sport Clube, que completou o percurso de dois quilómetros, com partida e chegada na Praia da Califórnia, em apenas 23 minutos. Foi a primeira vez que participou na travessia da Baía de Sesimbra, e acabou por ser uma estreia de sonho para este atleta que elogiou a prova e prometeu voltar. A sua vitória confirmou-o o favoritismo à partida, uma vez que, antes desta etapa, já tinha arrecadado do título de campeão do Circuito Nacional de Águas Abertas.
Na classificação feminina, a mais rápida foi Mariana Mendes, do Sporting Clube de Portugal, com o tempo de 24 minutos e 5 segundos. Foi, igualmente, uma estreia inesquecível para esta nadadora que, com esta vitória, sagrou-se também campeã do Circuito Nacional de Águas Abertas.
Na categoria de Populares, o mais rápido foi Miguel Oviedo, da AACoimbra. Quanto à participação de sesimbrenses, o melhor tempo foi obtido por Leonor Oliveira, atleta da Quinta do Conde, que representa o Despertarecorde Clube de Natação. Um excelente resultado para esta nadadora que arrecada pela primeira vez, o prestigiado troféu Irmãos Filipe.
No final, atletas e representantes da organização elogiaram as condições da Baía de Sesimbra para a realização desta prova, que acabou por ser a que reuniu o maior número de nadadores, entre todas as etapas que fazem parte do circuito, uma informação confirmada pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Rui Sardinha.
A Travessia da Baía em Natação foi organizada pela Câmara de Sesimbra, em colaboração com a Associação de Natação de Lisboa, com apoio da Federação Portuguesa de Natação e várias entidades.

Comentários