Semana do Mar iniciou visitas a navios em Setúbal

Evento decorre na zona ribeirinha e reforça ligação da cidade ao rio

O veleiro norueguês Sørlandet começou a ser visitado esta terça-feira por alunos de escolas e por público em geral, no âmbito da Semana do Mar 2022, um dia depois de ter atracado no molhe exterior do Cais 2 de Setúbal. Construído na Noruega em 1927, o Sørlandet é o campus de uma das mais singulares escolas secundárias do mundo, a A+ World Academy, que educa e treina os seus estudantes enquanto viajam a bordo do mais antigo tal ship totalmente manipulado do mundo em atividade, tocando uma dúzia e meia de portos de nove países e três continentes ao longo de dez meses. A Semana do Mar, centrada na zona ribeirinha de Setúbal até 23 deste mês, contempla um conjunto de atividades, como visitas a navios, batismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação.
Navio norueguês é a primeira atração da semana 

Setúbal era a segunda paragem na viagem e, durante a navegação a partir de St. Malo (França), a tripulação soube que a Semana do Mar ia decorrer enquanto o Sørlandet estava acostado na cidade, solicitando a sua inclusão no evento organizado pela Câmara Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Aporvela e Marinha Portuguesa, que decorre de 17 a 23 de Outubro.
Depois de ter zarpado do porto norueguês de Kristiansand e ter passado por St. Malo, o navio norueguês chegou a Setúbal em 17 de Outubro, onde vai permanecer até dia 23, navegando então para Cartagena (Espanha).
Segue de seguida para o Funchal, Las Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), St. George (Granada), Bequia (São Vicente e Granadinas), Marigot (São Martinho, França), San Juan (Porto Rico), St. George (Bermuda), Açores, Scheveningen (Holanda) e dois portos-surpresa, antes de regressar a Kristiansand, onde tem a chegada prevista para 3 de Junho.
A Semana do Mar, centrada na zona ribeirinha de Setúbal, contempla um conjunto de atividades, como visitas a navios, batismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação.
Além do Sorlandet, entre 20 e 22 de outubro, sempre na zona ribeirinha, no Cais 2, e com entrada gratuita, também estão abertos a visitas escolares e do público em geral o NRP Sagres, que regressa diretamente de uma viagem ao Brasil, o Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, e a caravela Vera Cruz.

A importância da semana dedicada ao mar 
Navios históricos de regresso a Setúbal 
"Com a Semana do Mar pretendemos afirmar o potencial de desenvolvimento económico que esta ligação de Setúbal ao mar potencia através do seu porto, seja no plano local, regional ou nacional”, sublinha André Martins, presidente da Câmara de Setúbal. 
O autarca frisa que o evento tem como objetivo “afirmar a responsabilidade histórica de Setúbal e dos setubalenses na defesa, preservação e promoção desse harmonioso património natural que podemos considerar único e de valor incomensurável”, constituído por Estuário do Sado, Baía de Setúbal, Serra da Arrábida e “o mar que lhes abre portas ao mundo”.
André Martins destacou, igualmente, a importância do evento para a defesa e valorização da comunidade piscatória, bem como para “continuar a trabalhar para alcançar uma cada vez maior e melhor relação da cidade com o rio, incentivando também as atividades da marítimo-turística e os desportos náuticos”.
A Semana do Mar começou a 17 de outubro com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, no Fórum Municipal Luísa Todi, tendo o mesmo espaço acolhido à noite um concerto pela Banda da Armada, numa parceria com a Marinha Portuguesa.
O derradeiro dia do evento, 23 de Outubro, um domingo, fica marcado pela largada do NRP Sagres e da Caravela Vera Cruz, que zarpam às 11 horas do Cais 2 e do molhe exterior.
Programa completo da Semana do Mar 2022 pode ser consultado aqui.

Comentários