Metro Sul do Tejo em greve nos dias 19 e 20 de Outubro em Almada e Seixal

Funcionários exigem aumentos salariais, progressão na carreira e manutenção dos equipamentos 

Os trabalhadores do Metro Transportes do Sul, em Almada e Seixal, vão estar em greve nos dias 19 e 20 de Outubro, para exigir a abertura de negociações, aumentos salariais, a progressão na carreira e melhor manutenção dos equipamentos. A Metro Transportes do Sul é a empresa que explora o sistema de transportes públicos fornecido através do denominado metro ligeiro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal, com expansão projetada para os concelhos vizinhos de Barreiro e Moita, mas ainda não concretizada. O primeiro troço foi inaugurado em 2007 e a rede atual está em funcionamento desde finais de 2008.
Metro Sul do Teja para a 19 e 20 de Outubro

A paralisação, convocada pelo Sindicato dos Maquinistas, prevê também que, entre as zero horas de 18 de Outubro e as 24 horas do dia 21, os maquinistas façam greve ao trabalho suplementar, incluindo trabalho em dia de descanso semanal e a todos os serviços com duração superior a oito horas.
Entre a meia-noite de 19 de Outubro e as 24 horas de dia 20 os trabalhadores irão estar em greve à prestação de todo e qualquer trabalho.
Em comunicado, o Sindicato dos Maquinistas explica que a greve surge “dada a persistente recusa da administração da Metro Transportes do Sul em negociar com o Sindicato dos Maquinistas um acordo de Empresa que vá ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores”.
A estrutura sindical adianta ainda que percorreu todo o processo legal para convencer a empresa a negociar um Acordo de Empresa, tendo enviado uma proposta com conhecimento aos ministérios envolvidos e à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
No entanto, assegura o Sindicato dos Maquinistas, “perante a recusa da Metro Transportes do Sul em negociar foi solicitada à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho que moderasse o processo de conciliação que a Metro Transportes do Sul também rejeitou”.
O mediador da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, adianta o sindicato, apresentou uma proposta de Acordo de Empresa às partes, que o Sindicato dos Maquinistas aceitou negociar, mas a empresa rejeitou.
“Perante este cenário, e esgotadas todas as possibilidades de diálogo com a empresa, os trabalhadores da Metro Transportes do Sul representados pelo Sindicato dos Maquinistas recorrerão à greve”, explica o sindicato.

Comentários