Evento da cultura ibero-americana distingue Setúbal

Quarta edição contou com uma maior diversidade de países participantes e de visitantes 

A cerimónia de entrega dos prémios EXIB Música, que distinguiu a cidade de Setúbal, foi um dos destaques do encerramento da oitava edição do certame que, durante três dias, destacou a diversidade da cultura ibero-americana. Duas dezenas de espetáculos musicais para diferentes públicos, o II Congresso de Música e Cidade, encontros para estabelecimento de contactos entre profissionais e um evento de street food marcaram a EXIB Música 2022 que decorreu entre os dias 13 e 15 de Outubro, organizada pelo exibproject e pela Câmara de Setúbal.
Ritmos ibero-americanos invadiram a cidade estes dias 

No dia 15 de Outubro, o destaque do programa foi a cerimónia de entrega dos Prémios EXIB Música, no Fórum Municipal Luísa Todi, que distinguiu a cidade de Setúbal com o prémio “Dedicatória Cidade”, recebido pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins.
De acordo com o exibproject, este prémio, que começou a ser atribuído em 2019, na primeira edição da EXIB Música em Setúbal, distingue a cidade sadina “por abraçar a diversidade musical iberoamericana a partir do seu território”, por “demonstrar um acolhimento tão caloroso” e por, “ano após ano, reforçar a ligação entre a música e a cidade”.
Na mesma cerimónia foram ainda distinguidos Paivi Loponen, atriz e diretora do Teatro Savoy de Helsínquia, Finlândia, por contribuir para a circulação e mobilidade da música iberoamericana, e a Organização dos Estados Iberoamericanos, pela contribuição para o reconhecimento da riqueza cultural e musical ibero-americana.
A quarta edição da EXIB Música, que contou com uma maior diversidade de países participantes e de visitantes relativamente a anos anteriores, de acordo com a organização, encerrou com um concerto pela banda peruana Cimarrones acompanhada de Rosa Guzmán, que levou uma fusão de sonoridades tradicionais da música afro-peruana com ritmos e sons do mundo à Praça de Bocage.
Os portugueses Marco Oliveira e Cristina Clara e a mexicana María Inés Ochoa completaram o programa de espetáculos da noite de 15 de outubro na Praça de Bocage.
Já os concertos da tarde, realizados no outro palco da EXIB Música 2022, o Convento de Jesus – claustros e igreja –, contaram com atuações da formação venezuelana Dúo Somaris, do duo argentino Seba Ibarra e Lalo Aguilar e da espanhola Fátima Rü.
O zamba argentino, o fado, a novo MPB do Brasil, a milonga uruguaia, os ritmos afro-peruanos, a canção latino-americana, as gaitas de foles, os cuatros, a percussão basca e as batidas eletrónicas foram algumas das sonoridades ouvidas nos três dias do certame.
Proyecto Chimú e Aguamadera, Argentina, os portugueses Amara Quartet, Manuel Maio, Diogo Picão e Maria Monda, o quarteto Ailá, de Galiza, Espanha, a trovadora cubana Yaima Orozco acompanhada do guitarrista de jazz catalão Alfred Artigas, a cantora catalã Raquel Lúa, a brasileira Dandara Manoela, a formação basca Korrontzi, e Rosa Sánchez, da Costa Rica, completaram o programa musical da EXIB Música 2022.
Além dos espetáculos musicais, o evento proporcionou o desenvolvimento de contactos profissionais ligados à divulgação e internacionalização das expressões musicais ibero-americanas no II Congresso de Música e Cidade, apoiado pela Direção-Geral das Artes.
A gastronomia também fez parte da oitava edição da EXIB Música, com a partilha de sabores da Venezuela, do México, da Argentina e do Brasil num evento de street food realizado na Praça de Bocage.

Comentários