Novas medidas contra criminalidade depois do tiroteio no Almada Fórum

Governo prometeu implementar novas medidas contra a criminalidade violento

Governo considera que o incidente com uma arma de fogo no centro comercial Almada Fórum é “inédito em Portugal”, mas garante estar a trabalhar em respostas para aquilo que reconhece como “maior severidade da criminalidade". A secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, garante que a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta, “está a trabalhar" para desenvolver novas medidas para combater a subida dos indicadores que demonstram "uma maior severidade da criminalidade". De acordo com o “Diário de Notícias”, o Governo considera que a situação deste fim de semana é algo “inédito em Portugal”.
Homem disparou em pleno centro comercial em Almada

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de tentar matar um casal no sábado à noite. A alegada tentativa de homicídio aconteceu pelas 22 horas de sábado no Fórum Almada, segundo adiantou uma fonte à Lusa. Os dois alvos saíram ilesos, mas uma menina de cinco anos acabou ferida no joelho e foi transportada para o hospital Garcia da Orta.
"Sabemos que há um aumento da violência, as pessoas mais facilmente reagem com recurso a armas de fogo e armas brancas", reconhece a secretária de Estado da Administração Interna. Os números do Relatório Anual de Segurança Interna relativos a 2021 mostram um aumento de 7,3 por cento da criminalidade juvenil. Sendo este um dos focos de análise da Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta.
"Compreendo que as pessoas queiram respostas, é nisso que a comissão está a trabalhar. Essas medidas têm de ser estudadas, têm de ser ponderadas", diz Isabel Oneto. A comissão junta representantes das áreas da Justiça, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde, além de elementos das várias forças policiais e especialistas em criminalidade.
Um dos objetivos principais desta comissão é a análise da delinquência juvenil, que os dados revelam uma tendência de aumento, assim como um agravamento da violência dos crimes. Ao longo dos últimos meses foram noticiados vários incidentes de esfaqueamentos e tiroteios entre jovens.

Comentários