Setúbal investe em alternativas ao carro

"Intervenções nas principais vias da cidade para que haja passeios mais largos e ciclovia"

O forte investimento feito em Setúbal na criação de condições para a opção por formas de transporte alternativas ao automóvel foi destacado na manhã de 22 de Setembro pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, por ocasião do Dia Sem Carros, da Semana Europeia da Mobilidade. “Estamos neste caminho de forma determinada para que, cada vez mais, o concelho de Setúbal seja mais amigo do ambiente, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o autarca na “Bike to Work”, de sensibilização dos colaboradores da autarquia a deslocarem-se para o trabalho de bicicleta, iniciativa integrada no programa municipal da Semana Europeia da Mobilidade.
Bicicleta ganha cada vez mais adeptos nas cidades 

André Martins recordou que o município de Setúbal tem sempre iniciativas de sensibilização relativamente a esta questão “desde que foi criada a Semana Europeia da Mobilidade”, promovendo o Dia Sem Carros, a utilização de meios de mobilidade suave ou os circuitos pedonais.
Ao sublinhar a “grande participação dos trabalhadores da Câmara Municipal” na “Bike to Work”, notou que, além de promover iniciativas de sensibilização, a autarquia tem investido “no sentido de criar cada vez mais condições para que os peões usufruam do espaço público” na cidade.
“Fizemos intervenções nas principais vias da cidade para que haja passeios mais largos e ciclovia, para que as pessoas possam usufruir, utilizando cada vez menos o carro, e também uma aposta muito grande nos transportes públicos. Infelizmente, estamos numa situação em que a contratação do transporte público que foi feita para a Área Metropolitana de Lisboa não resultou bem aqui em Setúbal”, assinalou.
O presidente da Câmara assegurou que a “determinação” dos responsáveis autárquicos é de continuarem “a trabalhar e a fazer um investimento municipal” com o objetivo de contribuir para combater o processo das alterações climáticas a que se assiste a nível global.
“O contributo de Setúbal é aí também muito importante. Todos nós temos de contribuir para que as alterações climáticas não se façam sentir de modo tão forte como é a tendência a que nós, hoje, infelizmente, estamos a assistir. Setúbal está nessa linha, nesse combate, e o investimento municipal vai nesse sentido também”, concluiu.

“Combina e Move-te!” dentro da cidade
Trabalhadores da autarquia dão exemplo 
A 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que já faz parte do calendário de muitas cidades europeias e de outros continentes, tem como tema central “Melhores Ligações”, que apela ao teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios atuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.
A intenção é consciencializar os atores citadinos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos, estimulando a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes.
O slogan da campanha da Semana Europeia da Mobilidade para este ano, e para edições futuras, é “Mix & Move!” – “Combina e Move-te!” na versão portuguesa – e tem como objetivo promover o transporte multimodal, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios, de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetas e e-scooters.
Conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e previsibilidade são alguns exemplos de vantagens específicas de cada modo de transporte, que a multimodalidade combina para proporcionar soluções de transporte mais eficientes e ajudar a diminuir a pressão do trânsito automóvel, beneficiando a saúde e qualidade de vida das populações e tornando o setor dos transportes globalmente mais ecológico.
Com a implementação de medidas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal, nomeadamente a entrada em funcionamento do Interface de Transportes de Setúbal e a promoção dos modos suaves de deslocação, a Câmara Municipal tem realizado nos últimos anos um considerável investimento na área da mobilidade urbana.
Além de ter construído o Interface de Transportes de Setúbal, foram introduzidos na cidade sistemas de transportes alternativos de micromobilidade elétrica, com trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas, e procedeu-se à requalificação de importantes rodovias, as quais passaram a ser mais amigas do peão e a ter ciclovias dedicadas.
A autarquia tem ainda o objetivo de pôr em prática um plano de mobilidade elétrica que promova a utilização de veículos mais amigos do ambiente que permitam reduzir a poluição atmosférica.
Além de diminuir os impactes negativos do uso individual do automóvel, permitindo reduzir os respetivos custos associados, a transição para modos de mobilidade alternativos e mais limpos e seguros pode, ainda, garantir e aumentar postos de trabalho nas cidades e nos bairros residenciais.

Comentários