A feira mais antiga do concelho de Santiago do Cacém está de volta

Tay e Piruka, Nena e Calema na Feira do Monte entre esta sexta-feira e domingo 

A Feira do Monte, uma das mais antigas do litoral alentejano, vai decorrer em Santiago do Cacém, a partir desta sexta-feira e até Domingo, para dar a conhecer as tradições e o artesanato da região. Segundo a câmara municipal, entidade promotora do certame, a iniciativa remonta ao século XVI, quando se realizava em torno da antiga igreja de Nossa Senhora do Monte. A edição deste ano do evento vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições local. O evento, além de incluir uma feira franca, constitui “uma montra para os artesãos e produtores” do concelho e da região do Alentejo. Pelo palco do certame vão passar Tay e Piruka, nesta sexta-feira, Nena, no sábado e Calema no domingo, 4 de Setembro. A Feira do Monte remonta ao séc. XVI e realizava-se no dia das festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora do Monte (8 de Setembro).
Feira do Monte regressa este fim de semana a Santiago 

Santiago do Cacém prepara-se para celebrar uma tradição com cerca de meia-dúzia de séculos de existência. Até domingo no Parque de Feiras e Exposições, realiza-se a Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, destaca a Câmara Municipal. 
O programa da edição 2022 conta com os concertos de Tay e Piruka, esta sexta-feira, de Nena, dia 3 de Setembro, ambos às 22h30, e dos Calema a encerrar no dia 4 de setembro, às 22 horas. As noites prolongam-se com os Dj’s Lighthouse e Brada, no primeiro dia do certame, e de RMG, Krishna e ED Please, no segundo dia. O Cante Alentejano e o Fado na “Tasca do Malafaia” estão, também, presentes na Feira do Monte.
No espaço de Provas e Sabores, no interior do Pavilhão de Exposições, os showcookings estarão a cargo do Chef David Vitorino, que apresentará, ainda, a sua cerveja Brutos, dos Klandestinos Restaurantes e do Restaurante Quinta do Giz. O programa conta com a prova do vinho o “Almejado” da adega Vinhas Novas, e do gin da destilaria Black Pig.
No decorrer da feira os visitantes dispõem do Espaço Criança com jogos tradicionais, workshops de artesanato com Gertrudes Rabadão, Ana Paula Lança, Sadilar, José Maria Dias, Alentejo Weaving e J.P Artesanato. 
Os “Cola Pistons” proporcionam passeios de Tuk-Tuk e um workshop de reparação e manutenção de motorizadas.
Segundo a autarquia, a festividade remonta ao Século XVI. “Realizava-se em torno da antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia das festividades em Honra da padroeira”, explica a autarquia, sublinhando que atualmente “a Feira do Monte ganha cada vez mais destaque, sendo uma montra para os artesãos e produtores do concelho, mas também da região alentejana”.

Agência de Notícias 

Comentários