Novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira vai avançar

Autarquia toma posse administrativa da obra do Centro de Saúde

A Câmara da Moita tomou, esta segunda-feira, posse administrativa da obra referente ao Centro de Saúde da Baixa da Banheira. A partir de agora a autarquia poderá avançar com um novo concurso para a conclusão dos trabalhos. Ciente da necessidade para a população daquela freguesia em ver concretizada esta obra, a autarquia está "agora empenhada em fazer tudo o que está ao seu alcance para assegurar que os trabalhos estão concluídos dentro dos prazos impostos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do qual esta intervenção foi financiada", explica a Câmara da Moita em comunicado.  Recorde-se que a autarquia procedeu à resolução do contrato de empreitada pelo facto da obra não ter sido executada no prazo estipulado.
Empresa não conseguiu acabar obra do centro de Saúde 

O presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, promoveu ainda em Julho, uma reunião com os representantes do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, sobre a construção da Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira.
O atraso na execução dos trabalhos, motivado pelo incumprimento da empresa de construção adjudicada para o efeito, e a tomada de posse administrativa da obra, por parte da Câmara Municipal,  foram os temas centrais desta reunião.
Na sequência deste encontro, o município da Moita solicitou o agendamento de uma reunião ao Ministério da Saúde.
A nova Unidade de Saúde Familiar, em construção junto à Rotunda 25 de Abril, na zona sul da Baixa da Banheira. Este equipamento, há décadas reivindicado pela população da Baixa da Banheira e pelas autarquias, vai servir uma população de mais de 30 mil utentes.
A sua construção, da responsabilidade do Ministério da Saúde, foi objeto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa, financiada por fundos europeus. A Câmara da Moita, além de ter cedido o terreno assumiu diversos encargos no âmbito da obra que implicam um investimento de 335 mil euros.
Os projetos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infraestruturas e respetivas ligações de água, esgotos, eletricidade e telecomunicações estão a cargo da autarquia.
"A nova Unidade de Saúde Familiar é uma grande conquista da população da Baixa da Banheira que, finalmente, terá um serviço de saúde com melhores condições, com mais acessibilidade e qualidade", salienta a autarquia. 


Comentários