Festa das Vindimas regressa a Palmela de 1 a 6 de Setembro

Dino d'Santiago, Rosinha, Bateu Matou e Maninho animam festas maiores do concelho

Palmela espera “muitos milhares de visitantes” na 59ª edição da Festa das Vindimas, que vai realizar-se entre os dias 1 e 6 de Setembro. Dino D'Santiago, a abrir, e Rosinha, a fechar, são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical do certame. O evento vai contar com momentos tão marcantes e tradicionais como a eleição da Rainha das Vindimas [já nesta quarta-feira], o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto e os Cortejos alegóricos diurno e noturno. A Festa das Vindimas aposta ainda na gastronomia e nos produtos locais, bem como no desporto, na cultura e na tarde do garrafão. O certame é organizado pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio [monetário e logístico] da Câmara de Palmela de 75 mil euros. 
Palmela já prepara Vindimas deste ano 


Para muitos a última quarta-feira do mês de Agosto representa o início da Festa da Vindimas. Em nome da vinha, do vinho, da uva e, sobretudo, em nome, de uma Palmela com tradição e dos homens e das mulheres que fazem a vindimas por essas vinhas a perderem de vista.
Hoje em dia, as Festas das Vindimas, são um evento que leva até à vila peregrinações de gente de todos os lados do país.
Este ano, a 59.ª edição está marcada entre 1 e 6  de Setembro. Aliás, ainda nesta quarta-feira é eleita a rainha das Vindimas. Em nome deste emaranhado de coisas e sentimentos, a eleição da Rainha das Vindimas é, desde os primeiros tempos das festas imaginadas por Álvaro Cardoso e Jacinto Pereira, o momento mais alto da “cultura palmelense”. 
Maria Angelina Rodrigues abriu a galeria mágica das rainhas em 1963. Depois dela a galeria foi crescendo e as meninas de Palmela e tudo há volta trazem nos sonhos e nos olhos a “secreta esperança” de serem, por um ano, a Rainha das Vindimas. E este ano são 11 candidatas ao trono "máxima" das festas das Vindimas. 
A partir daí, são seis dias de festa, 24 horas por dia. A organização espera este ano muitos milhares de visitantes, que, todos os anos animam “esta celebração da cultura da vinha e do vinho, fortemente enraizada nesta região”.
A Eleição da Rainha das Vindimas, da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, do Cortejo dos Camponeses, dos Cortejos Alegóricos e a tarde do Garrafão são alguns dos momentos mais simbólicos desta festa, que se orgulha de conjugar "tradição e modernidade".
Um dos locais mais apetecíveis do recinto será o espaço Adegas Wine Lounge, no Largo de São João, onde os visitantes podem provar e adquirir os melhores vinhos produzidos pelas várias adegas da região. 
O Largo de São João enche-se de barraquinhas de moscatel, há vários palcos espalhados pela zona, DJ’s, pisa da uva, cortejos, largada de touros e venda de roupa, calçado e acessórios. As festas terminam na madrugada de 7 de Setembro, com Rosinha no palco principal. O espetáculo começa à uma da manhã. 
Antes há Dino D'Santiago (1 de Setembro), Bateu Matou (3 de Setembro) e Maninho (4 de Setembro). Palmela é terra de música e sociedades filarmónicas centenárias e, por isso, a 2 de Setembro os Loureiros juntam-se aos One Vision para um tributo aos Queen e a Humanitária convida Nuno Guerreiro, a 5 de Setembro. 
Cerca de 75 mil euros é o valor global dos apoios – financeiro e logístico – que a Câmara de Palmela atribuiu à Festa das Vindimas. A proposta foi tomada há cerca de um mês em reunião pública e por unanimidade. O apoio da autarquia à realização do certame – que classifica como “momento alto de afirmação da identidade e cultura local” – não se fica pelo valor monetário de 50 mil euros. É que ao referido montante, explica a autarquia, junta-se ainda um “apoio logístico e de recursos humanos”, bem como “a utilização do Cine-Teatro São João e outros equipamentos municipais”, de “valor estimado em 25 mil euros”.

Candidatas a rainha preparam-se para o dia 31 de Agosto 
Destaques de programação (clique aqui para ver o programa completo
31 agosto
21h30 – Cine-Teatro S. João | Espetáculo e Eleição da Rainha das Vindimas

1 setembro
22h30 – Palco Principal | Dino D´Santiago

2 setembro
22h30 – Palco Principal | S.F.P. Loureiros convida One Vision (Tributo a Queen)

3 setembro
22h30 – Palco Principal | Bateu Matou

4 setembro
10h00 – Cortejo dos Camponeses
11h00 – Igreja Matriz de S. Pedro | Pisa da Uva e Benção do 1.º Mosto
12h00 – Missa de Ação de Graças
Coorganização Paróquia de Palmela
17h00 – Cortejo das Vindimas
22h30 – Palco Principal | Maninho

5 setembro
22h30 – Palco Principal | S. F.H. convida Nuno Guerreiro

6 setembro
23h00 – Cortejo das Vindimas 2022
1h00 – Palco Principal | Rosinha


Comentários