Aeroporto em Alcochete é a "escolha mais saloia que pode passar pela cabeça”

A opção é "imposição dos grandes interesses financeiros investidos na rede imobiliária do Sul"

O socialista João Cravinho, defensor da localização da Ota, disse em entrevista ao Público que a possibilidade de construir o futuro aeroporto de Lisboa na margem sul do Tejo é a "escolha mais saloia que pode passar pela cabeça de quem tenha uma noção do possível papel de Portugal na União Europeia". Na opinião do antigo ministro do Equipamento, esta escolha "saloia" a verificar-se será o resultado de uma "imposição dos grandes interesses financeiros", colocando desta forma a "soberania nacional à venda".
Aeroporto ainda sem solução à vista 

"Construir o aeroporto na Margem Sul é a escolha mais saloia que pode passar pela cabeça de quem tenha uma noção do possível papel de Portugal na União Europeia". É desta forma que João Cravinho, ex-ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, do Governo de António Guterres, resume o longo processo de construção do novo aeroporto. 
Numa entrevista ao Público (acesso pago), o ex-ministro socialista, tece críticas ao próprio partido, vincando que a Alcochete é uma cedência à “imposição dos grandes interesses financeiros” e vinca que em Portugal “não está controlada a venda de influências no plano político”.
O ex-ministro, que tem defendido a opção da Ota para a construção do novo aeroporto, argumenta que a hipótese não garante o “modelo territorial futuro” desejável para o país e Portugal, nem reforça a coesão. "Quando se fala em construir um novo aeroporto é preciso atender a que o investimento num aeroporto é o maior investimento público que se pode fazer com impacto no ordenamento do território. Escolher a localização é um compromisso entre mercados, acessibilidades e o modelo territorial que se quer para o futuro do país", diz João Cravinho.
A solução de Alcochete, crítica, "é a maneira mais simples, mais rápida, mais poderosa, de fazer dinheiro em pouco tempo". E explica: "é pegar em todos aqueles terrenos que estão na margem Sul à espera de haver uma condição externa que os valorize de um dia para o outro, com um grande fator multiplicador".
Cravinho aponta ainda o dedo ao processo de privatização da ANA que, acusa, "correspondeu a uma venda ao desbarato de soberania aeroportuária". A concessão foi feita em condições tais, vinca, "que há muita gente que acha que quem vai mandar, quem vai dizer aonde vai ser o novo aeroporto não é o Governo, é a ANA".
Para João Cravinho, o Partido Socialista deveria ter revisto o contrato de concessão e, não o tendo feito, deu origem a um "desbarato de soberania aeroportuária".

Comentários