Hospital de Setúbal prevê fechar urgências de obstetrícia 21 dias no Verão

Neste momento o São Bernardo está a trabalhar com menos de um terço dos especialistas

O Hospital de Setúbal prevê fechar as urgências de Obstetrícia 21 dias no Verão devido à falta de médicos, disse este domingo o diretor do serviço, José Pinto de Almeida. “A previsão é que vai haver um agravamento nos próximos meses. Este mês de Junho foi uma amostra. Por insuficiência na constituição das escalas, tenho nove dias previstos de encerramento para Julho, seis para Agosto e seis para Setembro”, num total de 21, disse o responsável em declarações à estação de televisão SIC. O diretor do serviço de Obstetrícia do Hospital de Setúbal diz que tem “menos de um terço” dos especialistas necessários.
Hospital vai ter problemas no atendimento no verão

Questionado pela jornalista, o diretor do serviço de Obstetrícia do Hospital de Setúbal frisou que a sua equipa médica está “perfeitamente desfalcada” face ao número de utentes que é previsto atender, uma vez que deviam ter 23 especialistas e só têm oito, “menos de um terço”. Desses oito, apenas sete fazem serviço de urgência, acrescentou.
José Pinto de Almeida disse ainda que as escalas estão feitas “no limite e com muita fragilidade”, de tal forma que “basta faltar um médico especialista para necessitar de encerramento”. “Estamos muito dependentes de colegas tarefeiros. Neste momento, as nossas escalas recorrem entre 50 a 70 por cento a esses colegas tarefeiros”, afirmou, acrescentando que, este mês, esses colegas mostraram-se menos disponíveis.
O diretor do serviço de Obstetrícia do Hospital de Setúbal classificou este problema de “estrutural” e sublinhou que decorre “há muito tempo, muito antes do tempo covid”. “É uma carência acumulada, que nunca foi colmatada”, indicou o médico, explicando que os especialistas foram saindo por reforma ou por opção dos hospitais públicos e, no caso do de Setúbal, nunca foram substituídos.
Nos últimos dias, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.
As urgências de ginecologia e de obstetrícia do Hospital de Setúbal estiveram encerradas até este domingo de manhã, por decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo este sábado. Aconteceu o mesmo que no feriado 10 de junho, quando o serviço teve de fechar por falta de médicos depois de um dos profissionais que estava ao serviço ter adoecido.

Comentários