Festas Populares de São Pedro voltam ao Montijo

The Gift, Matias Damásio e Dulce Pontes atuam na Zona Ribeirinha do Montijo

As festas populares de São Pedro estão de volta ao Montijo entre 28 de Junho e 4 de Julho. Foram dois anos "sem festa" devido à pandemia. Mas o padroeiro da cidade está de volta "em grande". The Gift, Matias Damásio e Dulce Pontes serão os destaques do programa cultural da maior festa do concelho. Serão sete dias de uma mistura genuína entre atividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Ainda há os tradicionais bibes elétricos, as largadas de touros e charangas populares que animam as principais ruas da festa. A animação, com o envolvimento do movimento associativo local, vai distribuir-se por cinco palcos. O palco principal situa-se junto ao cais do Vapores. 
Cidade volta a receber a bênção de São Pedro 

As Festas Populares de São Pedro, no Montijo, estão de regresso à cidade do Montijo. São as festas principais de cidade e do concelho. E dois anos depois, voltam com mais um dia de festa. 
O certame foi apresentado publicamente esta semana no Jardim da Casa Mora. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, acompanhado por Amável Pires, que preside à comissão das festas, desvendou onde decorrerão os três espetáculos. “Junto ao Cais do Vapores e ao Tejo, por razões de segurança, mas também porque marca esta muito forte ligação que as gentes e as festas têm ao Tejo”, disseram. 
O dia 29 de Junho, dia de S. Pedro, feriado municipal, tem uma componente religiosa com grande relevância, realizando-se neste dia duas procissões. Na procissão fluvial, durante o dia, várias embarcações de pesca engalanadas escoltam uma principal que transporta a imagem do S. Pedro da ponta do concelho (Base Aérea n.º 6) até ao Cais das Faluas, terminando em cortejo até à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, na Praça da República.
A procissão noturna, em cortejo, percorre as artérias do centro histórico com vários andores que transportam as imagens de Santos oriundos das Igrejas do Concelho, acompanhada por Bandas Filarmónicas e pela charanga a cavalo da GNR, sendo este um dos momentos solenes mais apreciados pela população.
A 30 de junho, Dia de S. Marçal, de manhã, junto à Capela do Senhor Jesus dos Aflitos - Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da Imagem de S. Pedro.
As Festas Populares de S. Pedro regressam, este ano, em pleno com um excelente programa de animação, com destaque para os concertos com os The Gift, Matias Damásio e Dulce Pontes, na Zona Ribeirinha do Montijo.
O Movimento Associativo Local tem habitualmente uma participação ativa relevante durante as festividades, com apresentações desportivas e culturais.
Novidade este ano é a inclusão de uma manhã infantil com a presença do Avô Cantigas, personagem encarnada pelo artista Carlos Vidal, que dará um concerto no dia 2 de Julho para os mais novos.
Momentos altos continuam a ser a mostra de talentos das coletividades montijenses e as noites de comes e bebes. O fado também vai estar em destaque e a vertente tauromáquica engloba oito largadas de toiros e a Corrida de São Pedro, no dia 2 de Julho.
Para Nuno Canta as Festas do Montijo “vão transformar a cidade num lugar de vida e com futuro”. Até porque, lembrou, “são o testemunho da história de muitas gerações, portadoras de uma identidade própria” que “não pode desaparecer” da cultura da comunidade montijense. “As festas são, portanto, um momento de diálogo entre a modernidade e a nossa tradição”, disse o autarca. 
Amável Pires admitiu que as festividades foram preparadas em tempo recorde. “Estamos a trabalhar na execução das festas há mês e meio, um trabalho muito árduo. Contactar todas as nossas associações e entidades e outros intervenientes não foi fácil, mas queremos agradecer a todos, não nos dificultaram o trabalho, pelo contrário receberam-nos com muito carinho”, salientou o responsável pela comissão organizadora. A abertura das festividades está agendada para as 19 horas do próximo dia 28.

Comentários