Setúbal reforça trabalho de Cidade Educadora

Autarquia partilha experiências e projetos em desenvolvimento no concelho na Finlândia 

A vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, participou em Tampere, na Finlândia, na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras e visitou projetos educativos inovadores desenvolvidos naquela cidade. A Assembleia Geral, órgão supremo da Associação Internacional das Cidades Educadoras de que fazem parte todos os associados, incluindo o município de Setúbal, teve como principais objetivos a alteração dos estatutos da associação e a aprovação do plano de ação para 2022, que inclui a realização de um congresso e a comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, a 30 de Novembro.

Além de participar nos trabalhos, nesta deslocação, realizada entre os dias 28 e 31 de março, Carla Guerreiro, acompanhada da diretora do Departamento de Educação e Bibliotecas, Celeste Paulino, conheceu experiências na área da educação desenvolvidas em Tampere
A Escola Vuores, um centro especial que utiliza a natureza e o meio ambiente como espaço de aprendizagem, o centro museológico Vapriikki, localizado numa antiga fábrica, e o distrito de Hiedanranta, foram alguns dos projetos visitados.
A Câmara de Setúbal tem desenvolvido "uma intensa atividade no âmbito da Associação Internacional das Cidades Educadoras, da qual é membro desde 2012, designadamente a participação nas assembleias gerais e em congressos nacionais e internacionais, nos quais partilha experiências e projetos em desenvolvimento no concelho", diz a autarquia em comunicado. 
O município participa, igualmente, nos encontros da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, um deles realizado em Setúbal, e nos boletins trimestrais publicados pela Associação Internacional das Cidades Educadoras.
O compromisso de Setúbal com os princípios enunciados na Carta das Cidades Educadoras foi reconhecido em 2018 com a atribuição ao município do Prémio Cidades Educadoras de Boas Práticas de Educação Cidadã, através da Participação, para o programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Comentários