Comunidade educativa de Pinhal Novo trouxeram meia centena de refugiados

Mais de 50 pessoas que fugiram da guerra com acolhimento em Setúbal

Um grupo de meia centena de refugiados provenientes da Ucrânia, em consequência da guerra em curso, foi recebido na manhã desta segunda-feira, na Casa da Largo – Pousada da Juventude, num acolhimento preparado pelos serviços da Câmara de Setúbal. O grupo de refugiados ucranianos viajou até Setúbal a partir da Polónia em resultado de uma iniciativa conjunta da Academia de Rugby Club de Setúbal, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos e do Colégio Crescer no Campo, em Pinhal Novo,  com o apoio da Associação Anjos de Misericórdia. Da região partiram na quarta-feira passada, um autocarro, carregado de alimentos, agasalhos, produtos para recém-nascidos e bebés e medicamentos. Os refugiados que chegaram a grande maioria ficará na região. 
Mais 50 refugiados chegaram à região esta segunda-feira


O acolhimento organizado pela Divisão de Direitos Sociais do município de Setúbal contou com um almoço preparado pelos restaurantes Tasquinha do Chefe Laçarote, Tudo na Broa e O Bardo – Taberna Medieval, com a colaboração de voluntários e a disponibilização do espaço Pátio da Casa.
Na iniciativa, dinamizada com o apoio da Associação de Imigrantes de Leste e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, foram ainda distribuídos aos refugiados ucranianos kits com produtos de higiene e de bens essenciais, numa oferta do Pingo Doce.
Os serviços da Câmara de Setúbal que foram mobilizados para este acolhimento mantêm uma articulação de proximidade com o grupo de trabalho criado no âmbito desta crise humanitária, o qual está enquadrado no Conselho Local de Ação Social de Setúbal.
Alguns dos agregados familiares que chegaram na segunda-feira, à cidade devem ficar em Setúbal e Palmela, com famílias de acolhimento já definidas, tendo outros agregados realizado contatos e pedidos para se deslocarem para outras áreas geográficas do país, da região centro ao Algarve.
Na quarta-feira, partiu uma comitiva humanitária de apoio ao povo ucraniano com destino a Przemysl-Medyka, cidade que faz fronteira com a Polónia, para recolher refugiados ucranianos e os trazer para o o distrito de Setúbal.
No autocarro, carregado de alimentos, agasalhos, produtos para recém-nascidos e bebés e medicamentos, seguiram também três motoristas, uma jornalista, uma enfermeira e um tradutor.
todos creditados oficialmente pelas autoridades nacionais e internacionais para esta viagem os voluntários Dinis Cordeiro, Monica Branco, Beatriz Guerreiro, Tiago Mendes, Francisco Martins, Vasyl Bandrovskyy, da logística operacional os voluntários Sónia Martins, José Luís Magoito, Madalena Constantino e João Terlim.
"Nesta missão foi possível graças ao grande envolvimento, empenhamento e grande investimento por parte dos dirigentes do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos do Colégio Crescer no Campo, em Pinhal Novo e da Academia de Rugby Club de Setúbal", explicou à ADN-Agência de Notícias, a diretora o Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Maria Pena. 

Comentários