Montijo no topo do rating de dinamismo demográfico

Cidade lidera esta tabela pela primeira vez

Os ratings concelhios de 2021 da Marktest colocam o concelho de Montijo como líder nacional no dinamismo demográfico, em ex-aequo com Sintra e Braga. O concelho do Montijo lidera esta tabela pela primeira vez e regista o valor mais alto no que se refere ao dinamismo demográfico, obtendo o valor de 17.6 numa escala de 1 a 20. Os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014, disponíveis em "municípios online, que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho", contam os autores do estudo. 
Montijo é exemplo para o país no dinamismo cultural 

A aplicação disponibiliza mais de "600 variáveis para vários anos, organizadas por temas como demografia, famílias, habitação, educação, saúde, cultura, empresas, emprego e desemprego, atividade económica (agricultura, construção, comércio, automóveis, turismo, banca), eleições, índices Marktest, rating concelhios", explica a autarquia. 
O rating concelhio é um "novo indicador criado pela Marktest para cada um dos 308 concelhos do país, composto por três componentes, criadas a partir de 39 indicadores, dinamismo demográfico e económico e qualidade de vida", conta ainda o município.  
Uma análise do rating de dinamismo demográfico permite verificar que o concelho de Sintra é em 2021, tal como desde 2016, o que regista um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, o concelho obtém 17.6. Este ano reparte a primeira posição com dois outros concelhos: Braga e Montijo. Braga já havia ocupado esta posição, com Sintra, em 2019, mas Montijo lidera esta tabela pela primeira vez.
Com um valor muito próximo, de 17.5, encontra-se o concelho de Albufeira, que, com Odivelas, que regista um rating de 17.3, encerram a lista dos cinco concelhos com mais dinamismo demográfico em 2021.

Comentários