Terminal Fluvial do Barreiro com mais condições e conforto após requalificação

Investimento de cerca de um milhão de euros numa estação em elevado estado de degradação

Terminal Fluvial do Barreiro foi alvo de uma visita, no âmbito da empreitada de requalificação, cujo investimento rondou cerca de um milhão de euros e que veio trazer mais conforto e condições a uma Estação por onde circulam, diariamente, milhares de pessoas e que se encontrava há muito num elevado estado de degradação.  Frederico Rosa, Presidente da Câmara do Barreiro, reforçou a importância da obra há muito necessária. “Para o Barreiro é com uma alegria superior que podemos ver esta zona reformulada desde o Polis, até à Avenida da Liberdade, que 'casa', agora, com esta obra na Estação, prosseguindo para a Rua Miguel Pais com a nossa candidatura para a requalificação da Caldeira Grande". Satisfeito com o investimento efetuado, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática destacou “esta requalificação como uma aposta no uso do transporte coletivo, rumo à desejada descarbonização”. Matos Fernandes lembra que “para que as pessoas utilizem os transportes coletivos não basta que os preços dos bilhetes e passes sejam baixos. Também importa que haja oferta de transporte e conforto no mesmo”.
Terminal não era requalificado desde 1995 

Matos Fernandes sublinhou ainda “a urgente necessidade de intervenção no Terminal do Barreiro que agora deixa de ser uma zona muito desconfortável, com vento, chuva e placas de cobertura a voar”. Mais significativo se torna este investimento, continuou o Ministro “porque, em conjunto, entre o município do Barreiro e o Governo, estão cerca de 12 milhões de euros na recuperação da frente ribeirinha do concelho”.
Frederico Rosa, chefe do executivo municipal, também reforçou a importância da obra há muito necessária. “Para o Barreiro é com uma alegria superior que podemos ver esta zona reformulada desde o Polis, até à Avenida da Liberdade, que 'casa', agora, com esta obra na Estação, prosseguindo para a Rua Miguel Pais com a nossa candidatura para a requalificação da Caldeira Grande. É importante que estes investimentos na frente ribeirinha também passem por locais como o Terminal Fluvial que é utilizado por milhares de pessoas”, concluiu.
Segundo o presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes Batista, "o Barreiro tem sido alvo de inúmeras vantagens, nos últimos seis anos, graças à cooperação entre Governo e Autarquias Locais, onde também se tem aproveitado as oportunidades de fundos comunitários para fazer investimento”. André Pinotes Batista acentua que é aqui onde milhares de pessoas começam o seu dia de trabalho. 

Melhores transportes e qualidade de vida para os barreirenses
Terminal do Barreiro com novas condições 
“Podemos destacar a renovação da frota de autocarros e em particular a obra que aqui foi feita e onde se garantem mais condições de segurança e melhores condições para a proteção de intempéries, o que faz com que as pessoas iniciem o seu dia de trabalho ou escola de uma forma completamente diferente, ao mesmo tempo que a Câmara do Barreiro está a reformular as ligações rodoviárias, que eram um constrangimento terrível, graças a um investimento de dois milhões de euros. Existe, pois, aqui, uma solução de descarbonização, melhores transportes e qualidade de vida para os barreirenses e creio que neste aspeto, a cidade deu mais um salto qualitativo”, defendeu líder da Assembleia Municipal. 
Marina Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da Transtejo e Soflusa classificou a obra como de “imprescindível para o normal funcionamento da carreira Soflusa, que garante o transporte dos barreirenses até Lisboa todos os dias”. 
O “elevado estado de degradação nesta Estação de 1995, que foi sendo alvo de poucas e pontuais obras de manutenção”, foi lembrado pela presidente que manifestou o seu agrado por ver “reforçado o conforto, a segurança, a iluminação, o acesso à internet e a estrutura de estacionamento para bicicletas”, presente agora no local.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários