Barreiro entregou Bandeiras Verdes e prémios às Eco Escolas

Básica e Secundária de Santo António da Charneca em destaque no programa alimentação saudável e sustentável

A entrega das Bandeiras Verdes e certificados de participação à Câmara do Barreiro decorreu no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada. O vereador Rui Pereira, responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental, convidou, para a ocasião, as instituições de ensino aderentes ao programa Eco-Escolas a estarem presentes no evento. A Escola Básica e Secundária de Santo António da Charneca recebeu, também, os prémios referentes à sua participação nos Projeto Alimentação Saudável e Sustentável / Eco-Ementas Mediterrânicas e no Desafio UHU [conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional] e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que concorreram a nível nacional. A Escola Secundária dos Casquilhos foi, também, premiada com uma Menção Honrosa, nas mesmas categorias. 
Bandeira Verde chega às escolas do Barreiro 

O vereador parabenizou os presentes reconhecendo o seu trabalho, no âmbito da educação ambiental nas escolas.,Rui Pereira convidou, ainda, todos os presentes para trazerem as suas crianças à Mata da Machada “para o desenvolvimento de várias atividades que se irão desenrolar ao longo deste ano letivo”.
Refira-se que o Programa Eco-Escolas – Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education desenvolvido em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira Azul Europa. 
O programa pretende "encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade". O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.
No ano letivo 2020-2021, participaram no Programa Eco-Escolas as seguintes escolas do concelho do Barreiro: Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituo Politécnico de Setúbal; Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes; Escola EB1 nº 6 do Barreiro; Escola EB1 nº 8 do Barreiro; Escola Básica Álvaro Velho; O Refúgio dos Fidalguinhos; Escola Básica da Quinta Nova da Telha; Escola Básica de Palhais; Escola Secundária de Casquilhos e Escola EB 2,3/Sec. Santo António.
De referir que a autarquia, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, assume o pagamento anual da inscrição dos estabelecimentos de ensino do concelho, participa nos Conselhos Eco-Escolas e na realização de algumas atividades.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários