Mais 375 casas de renda acessível em Almada e Setúbal

Investimento ronda os 51,9 milhões em São Francisco Borja, Três Vales e Varandas do Sado

Vão nascer novas habitações de renda acessível em Almada e em Setúbal. O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana lançou esta quarta-feira, dia 13 de outubro de 2021, três concursos com vista à seleção das equipas de projetistas que vão ficar encarregues de desenhar os três novos empreendimentos. Dois destes situam-se em Almada e vão dar lugar a 214 novas casas de arrendamento acessível. E um localiza-se em Setúbal, que colocará neste mercado mais 161 novas residências. Os terrenos escolhidos para erguer estes novos edifícios nestes municípios são do próprio Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. E o investimento para a elaboração de projetos e construção de habitações é superior a 51,9 milhões de euros, segundo revela o instituto em comunicado. 
Investimento no arrendamento acessível em Almada é para continuar

Só nestes três novos empreendimentos vão nascer um total de 375 novas casas de arrendamento acessível. Em São Francisco Borja, trata-se de um complexo habitacional que se vai localizar em Almada, em concreto entre a Rua de Alcaniça, a Rua das Quintas e o Jardim de São Francisco Borja. "Aqui vão nascer entre dois a quatro edifícios com, no máximo, cinco pisos acima do solo e dois abaixo. Estes prédios vão dar lugar a um total de 72 casas, sendo que a área bruta de construção das habitações é de 6.411 metros quadrados (m2)", segundo detalha o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Com uma área de intervenção de 3.761 m2 e uma área máximo de implantação de 2.284 m2, este projeto vai requerer um investimento total por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana de cerca de  oito milhões 766 mil euros. Note-se que este valor não inclui o terreno.
Também em Almada vai nascer o conjunto habitacional Três Vales. É a rua onde se localiza que dá o nome a este futuro complexo habitacional que terá uma área bruta de construção de habitação de 21.618 m2, para um total de 142 casas.
O local a intervir tem uma dimensão de 14.295 m2 e uma área máxima de implantação de 5.084 m2. O investimento total do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana nesta operação será na ordem dos 19 milhões 526 mil euros, não incluindo o valor do terreno.
Varandas do Sado. Este é o nome do empreendimento residencial que vai ser desenvolvido em Setúbal, junto à Avenida Mário Ventura Henriques e à Rua das Amendoeiras. Trata-se de um terreno composto por quatro lotes que possui uma área total a intervir de 14.068 m2 e uma área máxima de implantação de 3.275 m2 .
É aqui que poderão nascer edifícios que terão entre seis e nove pisos acima da cota de soleira, correspondendo a uma área bruta de construção de habitação de 16.419 m2 e um total de 161 casas de arrendamento acessível. Não incluindo o valor do terreno, estima-se que o investimento total do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana nesta operação seja de 23 mil 675 mil euros.

Concursos também preveem prémios
IRHU investe mais de 23 milhões em Setúbal 
Para os vencedores dos concursos, além do concreto do projeto, está também prevista a "atribuição de prémios pecuniários aos três projetos candidatos com melhor classificação, em cada concurso, perfazendo um total de 64 mil euros em prémios", lê-se ainda no documento.
Estes concursos contam com a assessoria da Ordem dos Arquitetos – Seção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e com a colaboração dos respetivos municípios. E todas as informações estão disponíveis no sítio da Internet do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Note-se que a primeira fase do Plano Habitacional Almada Poente (lançada em 2020) contempla outros empreendimentos, sendo que, em três casos, os respetivos projetos estão em elaboração: o conjunto habitacional de Alfazina, o edifício habitacional da Quinta do Olho de Vidro e o conjunto habitacional de Alcaniça.


Comentários