Património histórico eleva conhecimento da cidade de Setúbal

Sala do município e lançamento de livro para comemorar os 161 anos de elevação a cidade 

A inauguração da remodelada e ampliada sala do município e o lançamento de um livro que revela curiosidades e acontecimentos históricos do concelho foram os pontos altos das comemorações do 161º aniversário da elevação de Setúbal a cidade, assinalado nesta segunda-feira.  As comemorações associadas à elevação de Setúbal a Cidade reservaram, para o início da manhã, a inauguração da renovada sala do Município, resultado de um projeto de transformação liderado pela autarquia, que surpreende pela conceção moderna e arrojada. “Está aqui uma série de curiosidades extremamente importantes que acho que devem ficar na memória dos setubalenses e que faziam parte da tradição oral”, indicou Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, na apresentação do livro. 
Cidade ganha espaço de memória 

Embora a sala do município que agora abre aos visitantes apresente aquisições recentes e mostre peças que já estavam neste espaço, o que principalmente a distingue é, além do aumento da área, o aproveitamento da luminosidade natural, o melhoramento do tom das paredes, que acentua a cor do município, a preservação de documentos antigos e o novo mobiliário.
A remodelação do espaço, que incluiu também a colocação de um ecrã tátil multimédia, com componente pedagógica e pelo qual os visitantes são conduzidos pela história de Setúbal, resultou de um projeto de design da responsabilidade da própria Câmara Municipal.
Os cerca de 50 presidentes da autarquia, de 1733 à atualidade, que contribuíram para a construção da identidade setubalense, e a simbologia do brasão e das medalhas honoríficas, bem como as relações de cooperação com vários países, continuam a figurar na sala, mas agora com letras identificativas de cor dourada.
Já no espaço contíguo, localizado ao lado da entrada principal dos Paços do Concelho, a loja Coisas de Setúbal transferiu-se para a Casa do Turismo, o que permitiu aumentar a área a sala do município, para expor os prémios recebidos nos últimos anos.
“Decidimos colocar aqui tudo o que são diplomas e prémios que o município tem vindo a ganhar nos últimos anos. Estes prémios estavam concentrados na Casa da Baía. Já estavam muito apertados. De facto, merecem ser vistos porque fazem parte do orgulho setubalense”, indicou a presidente da autarquia numa visita, com a presença do executivo, do presidente da Assembleia Municipal e de presidentes de juntas de freguesia.
As comemorações do 161.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade incluíram ainda o lançamento da nova publicação da Câmara Municipal, “Sabia Que?…”, na qual estão compilados factos, curiosidades e acontecimentos ocorridos no concelho desde que há registos.
“Está aqui uma série de curiosidades extremamente importantes que acho que devem ficar na memória dos setubalenses e que faziam parte da tradição oral”, indicou Maria das Dores Meira na apresentação do livro. 
Esta manhã, houve ainda a habitual cerimónia de hastear da bandeira do município em frente dos Paços do Concelho, antecedida por um momento em que João Mendonza cantou o hino do município.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários