Obras de valorização do concelho de Alcochete continuam

Mercado municipal, miradouro, habitação social e educação na primeira linha das prioridades

A Câmara de Alcochete está a dar continuidade ao projeto de melhoria e valorização do concelho através da "requalificação do parque escolar, dos espaços verdes e de lazer e também, da reabilitação das zonas desportivas", explica a autarquia em comunicado.  O presidente da Câmara municipal, Fernando Pinto e o vereador responsável pelo setor de Obras Municipais, Pedro Lavrado, visitaram as diferentes empreitadas em curso com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Na vila estão a decorrer obras de recuperação no Mercado Municipal de Alcochete, no miradouro Amália Rodrigues, melhoramento no espaço público do Bairro Coophabital [onde residem mais de 600 famílias em fogos de habitação social]. A requalificação do Polidesportivo de Alcochete e a requalificação da Escola Básica do Monte Novo são outras das obras em andamento na vila. 
Alcochete dinamiza economia local com diversas obras

O primeiro local visitado foi o Mercado Municipal de Alcochete que está a ser objeto de uma intervenção da totalidade do interior do edifício que contará com uma nova cobertura com várias entradas de luz natural, oito bancas nos espaços laterais, uma área central livre e ampla, uma mezzanine, arrumos, arca frigorífica, instalações sanitárias e um gabinete administrativo. A intervenção irá assegurar melhores condições de conforto, higiene e segurança, bem como, uma polivalência do mercado através da criação de espaços destinados à realização de eventos.
Os membros do executivo deslocaram-se também ao miradouro Amália Rodrigues, localizado num dos principais acessos ao centro de Alcochete, onde será "criada uma zona de lazer com uma escadaria informal, uma zona de estadia e também, a construção de dois mirantes sobrelevados e arborizados que privilegiam a vista panorâmica sobre o Estuário do Tejo", informa a autarquia. 
O espaço público do Bairro Coophabital será, conta a Câmara de Alcochete, "uma zona verde de referência com a criação de áreas de estar e lazer, parques infantis, espaços dedicados à cultura e às artes e ainda, uma zona de café e esplanada". 
A melhoria da "qualidade de vida, segurança e acessibilidade das 606 famílias que residem nos fogos de habitação social são uma das prioridades do projeto", realça a autarquia. 

Concelho aposta forte na educação 
Autarquia melhora qualidade de vida nos bairros sociais
Com a obra de requalificação do Polidesportivo de Alcochete, e do espaço público envolvente, será possível à população desfrutar de melhor "mobilidade pedonal e acessibilidades, além da utilização do equipamento durante todo o ano, através da colocação de uma tela tencionada na cobertura", refere o mesmo documento. 
A iluminação pública será também renovada e em breve, será colocado novo mobiliário urbano, assim como, equipamentos para a prática de exercício físico e infantis. "O investimento na educação tem sido da mesma forma, um motivo de orgulho deste executivo", sublinha ainda a autarquia. 
A câmara municipal tem "investido continuamente na requalificação do parque escolar do concelho", e está agora a requalificar a Escola Básica do Monte Novo. 
Além da ampliação do topo noroeste do edifício existente, a intervenção contempla a construção de uma cobertura de proteção desde a entrada da escola ao edifício, novas instalações sanitárias incluindo para pessoas com mobilidade condicionada e duas rampas de acesso. 
"O novo edifício terá também uma área de recreio renovada e um polidesportivo e será ainda, construída uma sala polivalente e refeitório com capacidade para 85 crianças, com duas copas e arrecadações para produtos de limpeza e materiais de ensino", conclui a Câmara de Alcochete. 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários