Hospital de Setúbal inicia consultas pós-covid-19

O objetivo é identificar consequências a longo prazo da doença

A partir desta semana, o Hospital de Setúbal disponibiliza consultas pós-covid-19 aos pacientes que estiveram internados com a infeção causada pelo novo coronavírus. O objetivo é identificar de forma rápida eventuais consequências a longo prazo da doença. No primeiro dia de consultas pós-covid-19 no Hospital de Setúbal "foram atendidos oito pacientes. O mais velho tinha 90 anos e o mais novo pouco mais de 40 anos", diz o hospital de São Bernardo. Zumbidos, vertigens e perda de audição podem ser consequências da covid-19. 
Consultas para doentes que tiveram covid já começaram

Um ano depois da pandemia ter chegado a Portugal, é cada vez mais evidente que a covid-19 pode provocar sequelas que vão muito além do período da infeção. A comunidade científica tem pedido que se faça um acompanhamento dos doentes que já tiveram alta.
Apesar de ainda não ser possível identificar todos os efeitos que este vírus pode provocar a longo prazo, já é certo que há sintomas comuns em muitos doentes.
A ideia de que a covid-19 só se agrava em pessoas com mais idade ou com doenças graves está, cada vez mais, afastada pela realidade dos últimos meses. Quem trabalha em unidades covid-19 garante que é uma lotaria que muitas vezes nem a medicina consegue explicar.
No primeiro dia de consultas pós-covid-19 no Hospital de Setúbal foram atendidos oito pacientes. O mais velho tinha 90 anos e o mais novo pouco mais de 40 anos.

Zumbidos, vertigens e perda de audição podem ser consequências da covid-19
Vertigens e perda de audição podem ser sequelas da doença
São cada vez mais os pacientes covid-19 que se queixam de problemas auditivos depois de terem tido a doença. Estudos recentes comprovam que, a longo prazo, a infeção pelo novo coronavírus pode causar perda de audição, zumbidos persistentes e vertigens.
O zumbido persistente é o sintoma que mais vezes é identificado, não só durante a doença, mas também semanas ou meses após a cura. Os investigadores sublinham que o zumbido está "relacionado também com situações de stress e ansiedade, pelo que a própria crise pandémica pode potenciar este quadro de diagnóstico". 
Em todo o mundo, há doentes covid-19 que perderam total ou parcialmente a audição. Os investigadores alertam para a necessidade de realizar estudos mais aprofundados. Em média, 20 em cada 100 mil pessoas perdem a audição anualmente, mas com tantos casos de covid-19 pelo mundo torna-se difícil estabelecer, para já, uma causalidade.
Os investigadores da Universidade de Manchester analisaram vários casos e verificaram que 7,6 por cento dos doentes covid-19 apresentam perda auditiva, 14,8 por cento tinham zumbido e 7,2 por cento relatavam vertigens. Embora seja prematura estabelecer uma ligação de causalidade a estes três sintomas, sabe-se que outros vírus graves têm capacidade de danificar a audição.

Comentários