Consultas por videochamada nos hospitais do Barreiro e Montijo

Médicos mais perto dos seus doentes através das novas tecnologias 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, que serve utentes dos concelhos de Alcochete, Montijo, Moita e Barreiro, face à realidade provocada pela pandemia covid-19 e a evolução das novas tecnologias, está a implementar um projeto de realização de consultas através de videochamada. Este novo modelo, diz a unidade hospitalar em comunicado contribui para o aumento da segurança e do conforto do utente, uma vez que evita as deslocações não essenciais ao hospital. O projeto inicia com as especialidades de Gastroenterologia e Medicina Interna e será alargado, posteriormente, à Cardiologia, Pediatria e Psiquiatria.
Consultas vão passar a ser por videochamada

“A consulta é realizada através de uma chamada de vídeo em que o médico interage, em tempo real, com o doente, contribuindo para uma melhor avaliação clínica à distância. Com a implementação desta tecnologia é possível ao médico consultar a história clínica do utente, bem como planear a prestação de cuidados de saúde (por exemplo agendamento de próximas consultas, exames, entre outros)”, explica o Centro Hospitalar Barreiro Montijo em nota de imprensa.
Estas consultas serão as que reúnem as condições necessárias para se realizar à distância, sem comprometer a prestação clínica. O projeto inicia com as especialidades de Gastroenterologia e Medicina Interna e será alargado posteriormente à Cardiologia, Pediatria e Psiquiatria.
“Para que a videoconsulta se realize é importante que o utente tenha os seus contactos de telefone e email atualizados. No dia da consulta deve aceder ao link recebido, na hora agendada, através do seu computador, smartphone ou tablet e aguardar que o médico inicie a consulta”, conclui o comunicado dos hospitais do Barreiro e do Montijo. 

Comentários