Idosos e famílias lancham separados por vidro no Montijo


Instituição quer juntar famílias e idosos em almoços e jantares para um Natal mais feliz 

Com o objetivo de tornar as visitas aos idosos mais dinâmicas, os responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia do Montijo criaram o projeto 'venha tomar chá COmVIDro'. Estes momentos podem acontecer de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, período durante o qual as famílias dos utentes do lar são convidadas beber um chá, um café ou a comer umas bolachas, juntamente com os seus familiares. Após estes momentos, os idosos do lar "estão mais serenos", e as famílias "radiantes", contam os responsáveis pelo projeto que querem ainda alargar a iniciativa e fazer almoços e jantares na "segunda quinzena de deste mês", para que o Natal se possa "celebrar em segurança e com afetividade", entre todos. 
Vidro separa idosos e famílias num lanche no Montijo 

A pandemia tem afetado de forma severa a vida dos lares e o dia a dia de milhares de idosos e famílias. Mas, no Montijo, voltou a inovar e transformar a vida dos idosos - e das suas famílias - um bocadinho menos difícil neste Natal tão diferente. 
Segundo a Misericórdia do Montijo, estes encontros acontecem sem que se comprometa a segurança de todos, uma vez que os idosos e os visitantes “estão separados por um vidro”, conforme explicou Deolinda Nunes, diretora técnica da instituição, em declarações aos serviços de comunicação das Misericórdias. 
Segundo a responsável, a iniciativa está a “tentar recriar uma ida ao café, à casa dos filhos”, algo que os idosos faziam com regularidade antes da pandemia e que atualmente “sentem muita falta”.
De acordo com Andreia Oliveira, que integra a equipa técnica da Misericórdia do Montijo, a iniciativa é também uma forma de “desconstruir uma visita muito institucional” que se estava a tornar, cada vez mais, “pouco pessoal e pouco afetuosa”, devido às limitações e regras impostas pela covid-19. Embora o toque não seja possível, os envolvidos no projeto consideram que desta forma é possível “um momento mais íntimo”, onde a conversa flui com espontaneidade, e onde idosos e familiares “se esquecem que estão separados por um vidro”, disse a responsável citada pelo site Fátima Missionária. 
Ao mesmo site, Deolinda Nunes disse que os efeitos que já se fazem sentir. “Quando terminam a visita sentimos que os idosos estão mais serenos, que as famílias estão radiantes. Não estavam à espera disto, quando chegam e veem este ‘miminho’ ficam todos muito felizes”, disse a responsável, sublinhando que “é um orgulho” fazer “felizes os idosos e as famílias com tão pouco e num momento como este, em que precisam tanto deste aconchego”.
Perante o “sucesso” desta iniciativa, a diretora técnica da Misericórdia do Montijo explica que está a ser equacionada a possibilidade da realização “de almoços ou jantares, durante a segunda quinzena de Dezembro, nos mesmos moldes, para que os nossos idosos celebrem o Natal com as suas famílias”.

Comentários