Montijo inaugurou topónimo Avenida dos Direitos da Criança

"Todos temos a responsabilidade de não falhar na proteção das crianças em risco"

No 31.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, na passada sexta-feira, o topónimo “Avenida dos Direitos da Criança”, numa cerimónia simbólica, junto à Urbanização dos Moinhos, na estrada que liga Montijo a São Francisco (concelho de Alcochete). Rosário Farmhouse enalteceu a iniciativa municipal que criou a “primeira avenida dos direitos da criança no país. Que a Câmara do Montijo sirva de exemplo a todos os outros municípios. Uma câmara que tem as crianças no centro da sua ação é uma autarquia que pensa no futuro”, disse. 
Direitos das Criança em avenida da cidade 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou a responsabilidade municipal “para com todas as crianças montijenses”, nomeadamente na “educação, alimentação, saúde e proteção”. 
O autarca relembrou que têm sido feitos “avanços significativos na promoção dos direitos da criança, mas que se continuam a assistir a violações graves desses direitos. Todos temos a responsabilidade de não falhar na proteção das crianças em risco, que sofrem ameaças à sua integridade física, psíquica e moral”, sublinha Nuno Canta. 
O novo topónimo, atribuído em reunião da Comissão Municipal de Toponímia realizada a 23 de Outubro, fica localizado num arruamento na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, na estrada que liga Montijo a São Francisco (concelho de Alcochete).
A 20 de Novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações adotou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, que foi depois ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990. É um tratado que consagra a promoção e proteção de um conjunto de direitos fundamentais tais como civis, políticos, económicos, sociais e culturais para todas as crianças.

Agência de Notícias co Câmara do Montijo 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários